Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Massagem milenar desenvolvida na Ayurveda que utiliza óleos aquecidos tem benefícios comprovados pela ciência

Abhyanga é uma técnica milenar da Ayurveda que consiste em fazer massagem utilizando óleos vegetais aquecidos. O óleo é aplicado em todo o corpo, desde o couro cabeludo até a planta dos pés. Estudos confirmam que a massagem abhyanga apresenta benefícios para a saúde. Confira uma seleção de benefícios feita pela revista Healthline e outros estudos a respeito:

Reduz o estresse

Um estudo mostrou que a massagem abhyanga pode reduzir os níveis de estresse subjetivo e a frequência cardíaca. Embora novos estudos maiores sejam necessários para entender como o abhyanga reduz o estresse, outras pesquisas encontraram benefícios semelhantes.

Um estudo examinou como a massagem rítmica com óleo influenciou o sistema nervoso autônomo em 44 mulheres saudáveis. O resultado mostrou que a prática estimula a variabilidade da frequência cardíaca em longo prazo, um sinal de relaxamento.

Melhora dor e depressão em quadros de fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica e reumatológica que causa dor generalizada pelo corpo, sendo capaz de indispor a pessoa de qualquer atividade, até mesmo do simples ato de dormir, pois as dores chegam a ser insuportáveis. Ainda não se sabe o que pode causar essa doença e se ela pode ser tratada. Mas um estudo mostrou que a abhyanga pode ser uma técnica complementar importante no tratamento da fibromialgia, tendo levado a uma redução significativa da dor, melhora na qualidade de vida e depressão.

Baixa a pressão sanguínea

Um estudo revelou que a pressão arterial em pessoas com hipertensão diminui após a abhyanga. Isso pode estar relacionado ao modo como a massagem afeta o sistema circulatório. Durante uma massagem clássica, os vasos sanguíneos se expandem. Isso acelera o fluxo sanguíneo e reduz a resistência nas artérias, o que ajuda a melhorar a pressão arterial.

Melhora a saúde da pele

De acordo com os praticantes de abhyanga, uma a pele saudável é o principal benefício da massagem. O óleo é usado para nutrir a pele, o que supostamente melhora sua aparência geral. Acredita-se que os movimentos de massagem:

  • aumentam o fluxo sanguíneo da pele
  • reduzem o aparecimento de rugas, celulite e cicatrizes
  • melhoraram a suavidade da pele
  • diminuem a hiperpigmentação

Um estudo mostrou que fazer massagem facial aumenta o fluxo sanguíneo da pele. Outro estudo descobriu que a massagem também ajuda a reduzir a aparência e a espessura de cicatrizes.

Reduz a rigidez muscular

Um estudo descobriu que fazer massagem no tornozelo melhora a flexibilidade da articulação. Da mesma forma, outra pesquisa revelou que fazer automassagem antes do alongamento melhora a amplitude de movimento na parte inferior das pernas.

Promove a drenagem linfática

A drenagem linfática é um benefício comprovado de qualquer tipo de massagem. Embora os cientistas não tenham examinado explicitamente como a abhyanga influencia o fluxo linfático, seus adeptos defendem que a prática é benéfica.

O sistema linfático remove os resíduos do corpo. Se você passar por uma cirurgia ou por uma doença, o fluido do sistema linfático pode se acumular e causar inchaço ou linfedema.

A massagem pode melhorar o linfedema, estimulando a drenagem linfática. A pressão física expande os vasos linfáticos, o que promove o fluxo linfático.

A massagem tem sido usada para reduzir o linfedema após cirurgia, lesão ou radioterapia.

Outros benefícios

  • melhora a visão
  • aumenta a energia e o estado de alerta
  • aumenta a força física
  • atrasa mudanças relacionadas à idade

Como fazer automassagem abhyanga

Receber abhyanga de um massagista treinado pode ser uma experiência relaxante. No entanto, também é possível desfrutar da abhyanga como uma automassagem. Isso permite que você aproveite a massagem sempre que for conveniente para você. Para isso:

Despeje 1/2 xícara de óleo em um frasco de vidro e coloque em uma panela com água quente até que o óleo aqueça. Em seguida, aplique o óleo em todo o corpo, incluindo o topo da cabeça.

Massageie o couro cabeludo com movimentos circulares. Continue na testa, orelhas, bochechas e mandíbulas.

Massageie o peito e o abdômen em movimentos circulares e no sentido horário. Em seu tronco, massageie para dentro ao longo de suas costelas.

Realize o mesmo procedimento nas costas, bunda, braços, pernas, articulações, pés, dedos e as solas dos pés. Relaxe por dez minutos para permitir que sua pele absorva o óleo. Em seguida, tome um banho quente para remover o excesso de óleo.

Óleos para usar na abhyanga

O melhor óleo para abhyanga depende do seu “dosha” ou tipo de corpo. No Ayurveda, existem três doshas que determinam quais óleos você precisa para estimular o equilíbrio e a saúde.

Aqui está uma visão geral dos doshas, ​​junto com suas qualidades de pele e óleos recomendados:

  • Vata (pele seca). Use óleos pesados ​​como óleo de amêndoa, gergelim ou abacate.
  • Pitta (pele sensível ou superaquecida). Aplique um óleo neutro como óleo de girassol.
  • Kapha (pele oleosa). Use um óleo leve, como cártamo, amêndoa doce ou óleo de linhaça. Normalmente é necessário menos óleo para kapha.

Cada óleo carreador pode ser usado sozinho ou misturado com outro óleo.

Como fazer óleo com infusão de ervas para massagem

Outra opção é infundir ervas em seu óleo veicula . Acredita-se que os óleos com infusão de ervas proporcionam benefícios adicionais. Ervas populares usadas em óleos de abhyanga incluem:

Para infundir seu próprio óleo:

  1. Aqueça 1 xícara de óleo carreador em uma panela pequena.
  2. Adicione as ervas. Misture e retire do fogo.
  3. Tampe a panela. Deixe descansar por 24 horas.
  4. Coe as ervas com uma gaze.
  5. Guarde em um recipiente hermético.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais