O que é ecosfera?

eCycle

O termo ecosfera pode ser considerado sinônimo de biosfera

A palavra ecosfera pode ser considerada sinônimo de biosfera, já que ambos os termos referem-se à camada da Terra habitada pelos seres vivos. No entanto, o conceito de ecosfera é mais utilizado para dar ênfase nas inter-relações entre os seres vivos e o meio abiótico.

O que é ecosfera?

Na ecologia, a ecosfera pode ser entendida como a porção da Terra que compreende a biosfera e todos os fatores ecológicos que exercem influência nos organismos vivos nela existentes.

Isso significa que a ecosfera é constituída por elementos que se encontram em outras esferas da Terra e que são essenciais para a manutenção da vida presente nela.

  • Litosfera: é a camada sólida, formada pelo solo e rochas;
  • Hidrosfera: é a camada líquida, formada pelos rios, lagos e oceanos;
  • Atmosfera: é a camada gasosa;

Fatores bióticos e abióticos

Como ressaltado, a ecosfera é composta por uma rede de interligações entre todos os organismos vivos e os fatores abióticos do meio em que vivem. Os fatores bióticos e abióticos representam as relações existentes que permitem o equilíbrio do ecossistema.

Os fatores bióticos consistem nas comunidades vivas de um ecossistema, como plantas, animais e micro-organismos. Já os fatores abióticos são os elementos físicos, químicos ou geológicos do ambiente, responsáveis por determinar a estrutura e funcionamento dessas comunidades. Exemplos de fatores abióticos:

  • Substâncias inorgânicas;
  • Compostos orgânicos;
  • Regime climático;
  • Temperatura;
  • Luz;
  • pH;
  • Oxigênio e outros gases;
  • Umidade;
  • Solo.

Características da ecosfera

A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. Ela inclui desde as altas montanhas até o fundo do mar. Nesses diferentes locais, as condições ambientais também variam. Assim, a seleção natural atua de modo diversificado sobre os seres vivos em cada região. Os ecossistemas podem ser divididos em:

  • Ecossistemas naturais - bosques, florestas, desertos, prados, rios e oceanos;
  • Ecossistemas artificiais - construídos pelo ser humano, como açudes, aquários e plantações;

Atendendo ao meio físico, os ecossistemas também podem ser classificados como:

  • Ecossistemas terrestres;
  • Ecossistemas aquáticos.

Quando observamos uma paisagem, percebemos a existência de descontinuidades - margens de rio, limites de bosques e bordos de campos - que utilizamos frequentemente para delimitar vários ecossistemas mais ou menos definidos pelos aspectos particulares da flora que se desenvolve. No entanto, na passagem de uma floresta para uma pradaria, por exemplo, as árvores não desaparecem bruscamente. Existe uma zona de transição, onde as árvores vão sendo cada vez menos abundantes.

Sendo assim, é possível, por falta de limites bem definidos e fronteiras intransponíveis, considerar todos os ecossistemas do planeta fazendo parte de um enorme ecossistema chamado ecosfera. Desse gigantesco ecossistema fazem parte todos os seres vivos que, no seu conjunto, constituem a biosfera e a zona superficial da Terra que eles habitam e que representa o seu biótopo.

Biótopo pode ser definido como “habitat mínimo que suporta a existência e sobrevivência de populações de animais e plantas através de condições abióticas regulares”.

Ações do ser humano

Os seres humanos são responsáveis por causar diversas alterações na biosfera, que causam desequilíbrio. Por conta disso, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou um programa denominado “O Homem e a Biosfera”. O principal objetivo do programa é retardar os efeitos da ação humana na biosfera por meio de medidas protetivas. Assim, um dos caminhos encontrados foi a criação de Reservas da Biosfera.

As Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres ou marinhos reservadas para o desenvolvimento de pesquisas, bem como de estudos voltados aos recursos que a ecosfera pode oferecer. No mundo existem cerca de 669 Reservas sendo sete delas localizadas no Brasil. As Reservas no Brasil são: Mata Atlântica, do Cinturão Verde de SP, do Cerrado, do Pantanal, da Caatinga, da Amazônia Central e da Serra do Espinhaço (MG).



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×