O que é um antisséptico?

eCycle

Um antisséptico é uma substância que interrompe ou retarda o crescimento de micro-organismos

antisséptico
Imagem editada e redimensionada de Kelly Sikkema, está disponível no Unsplash

Um antisséptico é uma substância que interrompe ou retarda o crescimento de micro-organismos. Ele é usado com frequência ​​em hospitais e outros ambientes médicos para reduzir o risco de infecção durante a cirurgia e outros procedimentos.

Se você já assistiu a algum tipo de cirurgia, provavelmente viu o cirurgião esfregando as mãos e os braços com uma substância cor de laranja. Este é um tipo de antisséptico.

Diferentes tipos de antissépticos são usados ​​em ambientes médicos. Isso inclui esfregar as mãos, lavar as mãos e preparar a pele. Alguns também estão disponíveis sem receita médica para uso doméstico.

Qual é a diferença entre um antisséptico e um desinfetante?

Antissépticos e desinfetantes matam micro-organismos, e muitas pessoas usam os termos de forma intercambiável. Mas há uma grande diferença entre o antisséptico e o desinfetante.

O antisséptico foi desenvolvido para ser aplicado no corpo, enquanto o desinfetante é para superfícies não-vivas, como bancadas e corrimãos. Em um ambiente cirúrgico, por exemplo, um médico aplicará um antisséptico no local da cirurgia no corpo de uma pessoa e usará um desinfetante para esterilizar a mesa cirúrgica.

Os antissépticos e os desinfetantes contêm agentes químicos que às vezes são chamados biocidas. O peróxido de hidrogênio (água oxigenada) é um exemplo de ingrediente comum em antissépticos e desinfetantes. No entanto, geralmente o antisséptico contém concentrações mais baixas de biocidas do que o desinfetante.

Como o antisséptico é usado

O antisséptico tem uma variedade de usos, dentro e fora do ambiente hospitalar. No ambiente doméstico e no hospital ele é aplicado na pele ou nas mucosas.

Os usos antissépticos específicos incluem:

  • Lavar as mãos. Profissionais da saúde usam antissépticos para higienizar as mãos;
  • Desinfecção de mucosas. O antisséptico pode ser aplicado na uretra, bexiga ou vagina para limpar a área antes de inserir um cateter. Ele também podem ajudar a tratar uma infecção nessas áreas;
  • Limpeza da pele antes de uma operação. O antisséptico é aplicado na pele antes de qualquer tipo de cirurgia para proteger contra quaisquer micro-organismos nocivos;
  • Tratamento de infecções de pele. Você pode comprar antisséptico de venda livre para reduzir o risco de infecção em pequenos cortes, queimaduras e feridas;
  • Tratamento de infecções na garganta e na boca. Algumas pastilhas para a garganta contêm antissépticos para ajudar com dores de garganta devido a uma infecção bacteriana.

Tipos de antissépticos

O antisséptico geralmente é classificado por sua estrutura química. Todos os tipos desinfetam a pele, mas alguns têm usos adicionais.

Tipos comuns com usos variados incluem:

  • Clorexidina e outras biguanidas: São utilizados em feridas abertas e para irrigação da bexiga.
  • Corante antibacteriano: Ajudam a tratar feridas e queimaduras.
  • Peróxido e permanganato: São frequentemente usados ​​em enxaguantes bucais antissépticos e em feridas abertas.
  • Derivado de fenol halogenado: É usado em sabonetes de grau médico e soluções de limpeza.

Os antissépticos são seguros?

Alguns antissépticos fortes podem causar queimaduras químicas ou irritação severa se aplicados à pele sem serem diluídos em água. Mesmo antissépticos diluídos podem causar irritação se forem deixados na pele por longos períodos de tempo. Esse tipo de irritação é chamado dermatite de contato.

Se você estiver usando um antisséptico em casa, não o utilize por mais de uma semana por vez.

Evite usar antisséptico para feridas mais graves, como:

  • Lesões oculares
  • Mordidas humanas ou animais
  • Feridas profundas ou grandes
  • Queimaduras graves
  • Feridas que contêm objetos estranhos

Tudo isso é melhor tratado por uma médica, médico ou enfermeiros. Você também deve procurar ajuda médica se estiver tratando uma ferida com antisséptico e ela não parecer estar se recuperando.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×