Benefícios do café com limão: mito ou verdade?

eCycle

Café e limão têm benefícios para a saúde, mas alguns benefícios de tomá-los misturados não passam de crença popular. Entenda

café com limão
Imagem editada e redimensionada de Toa Heftiba, está disponível no Unsplash

Tomar café com limão é uma tendência aderida por quem busca emagrecer, aliviar a dor de cabeça, entre outros usos. A ideia é tomar 240 ml de café com o sumo de um limão. Tanto o café quanto o limão têm benefícios comprovados para a saúde, os quais estão predominantemente associados ao seu alto teor de antioxidantes, que protegem o organismo dos efeitos dos radicais livres. Entretanto, alguns benefícios de tomar café com limão não passam de mitos. Entenda o que a ciência diz a respeito:

Benefícios do café com limão

Os grãos de café torrados contêm mais de mil compostos bioativos, mas a cafeína e o ácido clorogênico (CGA) se destacam como principais compostos ativos com capacidade antioxidante, de acordo com estudo. Esses compostos protegem o organismo contra o crescimento do câncer, incluindo câncer de fígado, próstata, endometrial, mama, gastrointestinal e colorretal (confira aqui estudos a respeito: 1, 2, 38, 3).

Além disso, o café foi associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e hepáticas e depressão, bem como a doença de Alzheimer e Parkinson (confira aqui estudos a respeito: 1, 4, 5, 6).

Por fim, a cafeína é responsável pelo efeito de aumento de energia, influência positiva no desempenho dos exercícios de resistência e capacidade de aumentar a queima de calorias, resultando em perda de peso (confira aqui estudos a respeito: 3, 7, 8, 9).

Benefícios comprovados do suco de limão

O limão é uma excelente fonte de vitamina C e flavonoides, que, de acordo com estudo, atuam como poderosos antioxidantes.

Tanto a vitamina C quanto os flavonoides cítricos têm sido associados a um risco menor de câncer no esôfago, estômago, pâncreas e câncer de mama (confira aqui estudos a respeito: 10, 11, 12, 13, 14).

Além disso, ambos os compostos oferecem proteção contra doenças cardíacas, enquanto a vitamina C protege o sistema imunológico e ajuda a combater infecções (confira aqui estudos a respeito: 15, 16, 17, 18).

Como você pode ver, o café e o limão oferecem uma ampla gama de benefícios que protegem organismo de doenças crônicas. Ainda assim, misturar os dois não se traduz necessariamente em uma bebida mais potente.

O que a crença popular diz sobre tomar café com limão

1. Ajuda a queimar gordura

Essa noção é predominante entre várias tendências que envolvem o uso de limão, mas, em última análise, nem o limão nem o café podem derreter a gordura.

A única maneira de se livrar da gordura indesejada é consumindo menos calorias ou queimando mais delas. Portanto, essa afirmação é falsa.

No entanto, estudos mostram que o café pode ajudá-lo a perder peso, razão pela qual algumas pessoas podem experimentar uma leve redução de peso ao consumir a bebida.

Pesquisas recentes descobriram que a cafeína pode estimular o tecido adiposo marrom (TAM), um tipo de tecido adiposo metabolicamente ativo que diminui com a idade e pode metabolizar carboidratos e gorduras.

Um estudo em humanos mostrou que a cafeína de uma xícara padrão de 240 ml de café pode aumentar a atividade TAM, causando um aumento na taxa metabólica que leva à perda de peso.

Da mesma forma, estudos mais antigos das décadas de 1980 e 1990 explicam que a cafeína pode aumentar a taxa metabólica durante as três horas após a ingestão, aumentando a queima de calorias em 8 a 11% - o que significa que você pode queimar 79 a 150 calorias extras por dia (confira aqui estudos a respeito: 19, 20, 21).

Dito isto, o potencial efeito de perda de peso pode ser devido à cafeína e não à mistura de café com limão.

2. Alivia dor de cabeça

Uma hipótese sugere que a cafeína tem um efeito vasoconstritor - o que significa que aperta os vasos sanguíneos - o que reduz o fluxo sanguíneo na direção da cabeça e alivia a dor (confira aqui estudo a respeito: 25).

Pesquisas também sugerem que a cafeína pode amplificar os efeitos dos medicamentos usados ​​para dor de cabeça e enxaquecas (confira aqui estudos a respeito: 22, 23, 24).

No entanto, outra hipótese afirma que a cafeína pode agir como um gatilho para a dor de cabeça para alguns, juntamente com outras bebidas e alimentos, como chocolate, álcool e frutas cítricas, como limões (confira aqui estudo a respeito: 26).

Portanto, tomar café com limão pode aliviar ou piorar a dor de cabeça. E se ajudar a reduzir a dor, seria novamente devido à cafeína presente no café, e não ao café e ao limão.

3. Alivia a diarreia

Este remédio exige comer o café moído com limão em vez de beber.

Ainda assim, atualmente não há evidências para apoiar o uso de limão no tratamento da diarreia, e o café estimula o intestino, aumentando a necessidade de evacuar (confira aqui estudo a respeito: 27).

Além disso, a diarreia causa uma perda significativa de líquidos que pode levar à desidratação, o que pode piorar o efeito diurético do café (confira aqui estudos a respeito: 28, 29).

4. Oferece benefícios para o cuidado da pele

Estudos sugerem que o conteúdo antioxidante do café e do limão pode proporcionar benefícios à pele, então parece haver um pingo de verdade por trás dessa alegação.

Estudos mostram que o consumo de café pode reduzir a descamação da pele, melhorar a suavidade e reduzir a deterioração da barreira cutânea (confira aqui os estudos: 30, 31, 32).

Por sua vez, o teor de vitamina C do limão pode estimular a produção de colágeno - uma proteína que fornece força e elasticidade à pele - e reduzir os danos à pele causados ​​pelos radicais livres originados pela exposição ao sol (confira aqui estudos a respeito: 33, 34, 35).

No entanto, você ainda pode aproveitar esses benefícios consumindo café e limão separadamente, pois nenhuma evidência sugere que o efeito seja exercido apenas quando os dois são misturados.

Desvantagens

Evidências sugerem que tomar muito café pode levar ao vício em cafeína. Além disso, a ingestão regular de cafeína está ligada a distúrbios do sono e sonolência diurna associada, bem como a um risco maior de aborto (confira aqui estudos a respeito: 7, 36).

Quanto aos limões, embora geralmente incomuns, algumas pessoas podem ser alérgicas ao suco, sementes ou cascas de frutas cítricas (confira aqui estudo a respeito: 37).



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×