Maple syrup, o famoso xarope de bordo

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Maple syrup é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, mas possui grande quantidade de açúcar

Maple syrup
Imagem editada e redimensionada de Sonja Langford, está disponível no Unsplash

O xarope de bordo, mais conhecido no mundo como maple syrup, é um adoçante natural popular que tem fama de ser mais saudável e mais nutritivo que o açúcar branco e uma alternativa vegana ao mel de abelha. Mas será que ele é saudável mesmo? Confira:

O que é maple syrup

O maple syrup é a seiva circulante das árvores de bordo. Mais de 80% de produção vem da província de Quebec, no Canadá, sendo dividida em duas etapas:

  1. Um buraco é perfurado em uma árvore de bordo para que sua seiva seja derramada em um recipiente;
  2. A seiva é fervida até que a maior parte da água evapore, deixando um xarope espesso e açucarado, que é então filtrado para remover as impurezas.
O produto final pode ser usado para adoçar uma variedade de pratos.

Diferentes graus

Existem graus diferentes de maple syrup caracterizados pela cor, embora a classificação possa variar entre os países.

Nos EUA, o xarope de bordo é classificado como grau A ou B, onde o grau A é ainda categorizado em três grupos - âmbar claro, âmbar médio e âmbar escuro - e grau B é o xarope mais escuro.

O xarope mais escuro é feito da seiva extraída da safra mais tardia. Esse tipo tem uma sabor de bordo mais acentuado e é mais utilizado em assados, enquanto o maple syrup mais suave é utilizado para acompanhar alimentos como panquecas.

Ao adquirir maple syrup, fique de olho no rótulo para ter certeza que é xarope de bordo de verdade, pois pode ser outro produto semelhante carregado de açúcar branco ou xarope de milho.

Apesar de ser alto em açúcares, contém vitaminas e minerais

O diferencial do xarope de bordo em relação ao açúcar branco é seu conteúdo de vitaminas e minerais.

Cerca de 1/3 xícara (80 ml) de maple syrup puro contém:

  • Cálcio: 7% do IDR
  • Potássio: 6% do IDR
  • Ferro: 7% do IDR
  • Zinco: 28% do IDR
  • Manganês: 165% do IDR

Embora o maple syrup forneça uma quantidade razoável de alguns minerais, especialmente manganês e zinco, ele tem muito açúcar, e seu consumo em excesso pode ser prejudicial. O açúcar e outros alimentos refinados são as principais causas de alguns dos maiores problemas de saúde do mundo, incluindo obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas (confira aqui estudos a respeito: 3, 4, 5).

Cerca de dois terços (80ml de 100ml) do xarope de bordo é composto por sacarose, e o um terço restante fornece 60 gramas de açúcar.

O índice glicêmico do xarope de bordo é de cerca de 54, enquanto o do açúcar branco é 65. Isto significa que o consumo do xarope de bordo aumenta o açúcar no sangue mais lentamente do que o açúcar comum, sendo mais saudável.

É rico em antioxidantes

Além dessas características do maple syrup, ele possui 24 diferentes tipos de antioxidantes, de acordo com estudo, sendo os tipos de grau mais escuro com maior quantidade de antioxidantes. Essas substâncias reduzem o dano oxidativo, que é responsável por causar doenças como o câncer.

Um estudo estimou que a substituição de açúcar refinado na dieta por adoçantes alternativos, como maple syrup, aumenta a ingestão total de antioxidantes, tanto quanto a ingestão de uma única porção de nozes.

Compostos ativos do maple syrup ajudam a reduzir o crescimento de células cancerígenas e podem retardar a decomposição de carboidratos no trato digestivo (confira aqui estudos a respeito: 6, 7, 8, 9, 10).

O problema é que a maioria dos estudos a respeito do maple syrup são patrocinados por fabricantes do produto, o que coloca em dúvida a credibilidade dos resultados. Por isso, consuma maple syrup com moderação, assim como se fosse um açúcar branco comum.


Adaptado de Healthline

Veja também:


 

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