Papel alumínio no micro-ondas?

eCycle

Entenda o que pode acontecer ao usar papel alumínio no micro-ondas

Papel alumínio no micro-ondas

Colocar utensílios de metal ou mesmo papel alumínio no micro-ondas pode ser muito perigoso. Os metais são excelentes condutores de energia e, se levados ao micro-ondas, o contato com os campos elétricos e magnéticos do aparelho pode criar uma corrente elétrica nesses materiais condutores. Assim, aquela inocente marmita de papel alumínio que você vai descongelar no micro-ondas pode acabar provocando um incêndio.

Esquecer um talher dentro do recipiente a ser esquentado também é perigoso. O fenômeno elétrico começa com algumas faíscas, estalos e pequenas explosões, evoluindo para explosões maiores, que podem acabar colocando fogo no aparelho - ou até na casa inteira. Assim, se você ouvir uns estalos ao esquentar a comida, verifique se não acabou colocando um pedaço de papel alumínio no micro-ondas por engano!

Pode colocar papel alumínio no micro-ondas?

Não, não pode! Para entender o que acontece se você fizer isso, é preciso conhecer o princípio de funcionamento do aparelho. O forno de micro-ondas contém um magnétron, isto é, um tubo onde os elétrons são afetados por campos magnéticos e elétricos de maneira a produzir radiações na forma de micro-ondas, que são minúsculas ondas eletromagnéticas (daí o nome!).

As ondas eletromagnéticas liberadas pelo micro-ondas interagem com as moléculas de água presentes nos alimentos, fazendo com que a agitação entre elas aumente. Esse movimento interno das moléculas dos alimentos gera energia que, quando a radiação cessa, é emitida na forma de calor, que aquece o alimento.

Por isso é necessário usar utensílios que sejam feitos de materiais transparentes a esse tipo de radiação eletromagnética, comovidro, cerâmica, papel e alguns plásticos. São materiais que deixam as ondas passarem e permitem que o alimento se aqueça.

Já os metais, além de não serem transparentes às micro-ondas, também são ótimos condutores. Como as paredes do aparelho também são revestidas de metal, colocar uma panela grande de metal pesada dentro do micro-ondas irá apenas refletir as ondas pelo próprio aparelho, impedindo que a comida esquente.

O grande perigo, no entanto, está em itens de metal menores, como talheres, utensílios e mesmo o papel alumínio. No caso desses materiais, que agem como pequenos condutores, os campos elétricos e magnéticos do micro-ondas podem criar corrente elétrica - pedaços grandes de metal, como a própria parede do forno, geralmente suportam essa corrente. Já os pedaços finos, como o papel alumínio, podem ficar sobrecarregados, sofrer superaquecimento e gerar faíscas que podem causar um incêndio. Tome cuidado!


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail