Símbolo da reciclagem: o que significa?

eCycle

Entenda a história, o significado, a importância e as variações do símbolo da reciclagem

símbolo da reciclagem
Imagem: Colored emoji por Twemoji v2 project está licenciada sob CC BY 4.0

O símbolo da reciclagem, também conhecido como símbolo da coleta seletiva, é um dos símbolos gráficos mais reconhecidos no mundo e ajudou a incentivar a reciclagem global, mas nem todo mundo sabe de onde ele veio.

Tudo começou com o primeiro Dia da Terra, em 1970, quando a empresa Container Corporation of America, uma grande produtora de papelão reciclado, patrocinou um concurso para estudantes de arte e design para conscientizá-los sobre questões ambientais. O estudante universitário de 23 anos, Gary Anderson, ganhou o concurso com a imagem do símbolo da reciclagem universal.

O símbolo que foi eleito e julgado por designers reconhecidos como líderes mundiais em gráficos e arte industrial, incluindo Saul Bass, Herbert Bayer, James Miho, Herbert Pinzke e Eliot Noyes, não se tornou marca registrada, é de domínio público, ou seja, não possui direitos exclusivos de propriedade, podendo ser modificado e utilizado por qualquer um sem o pagamento de royalties.

O que significa o simbolo da reciclagem

símbolo da reciclagem

A contribuição de Gary Anderson para o design gráfico com o símbolo da reciclagem chegou a ser chamada de um dos "ícones de design mais importantes da América".

Anderson desenhou um símbolo e enviou três variações para a competição. A ideia básica envolvendo três setas planas em preto e branco que se curvam e recuam entre si resgata a figura topológica da fita de Möbius; e traz a ideia de infinito, um conceito muito próximo da ideia de reciclagem, que é o significado do símbolo. Mas Gary Anderson também se inspirou na arte psicodélica, na moderação e no equilíbrio.

Fita de Möbius

símbolo da reciclagem

A fita de Möbius, que serviu de inspiração para o simbolo da reciclagem, é uma superfície com apenas um lado e tem a propriedade matemática de ser inorientável. Se, hipoteticamente, uma formiga começar a andar por uma fita de Möbius, ela percorrerá toda a área infinitamente sem precisar fazer desvios. É justamente essa propriedade de "ciclo sem fim" da fita de Möbius que inspira o significado do símbolo da reciclagem. Ela (a fita de Möbius) foi descoberta de forma independente pelos matemáticos alemães August Ferdinand Möbius e Johann Benedict Listing em 1858 e é muito utilizada como correia transportadora em impressoras, resistores, supercondutores e tecnologia de escala atômica. Entenda melhor como funciona a tira de Möbius no vídeo:

Tipos de símbolo da reciclagem

Existem inúmeras variantes do símbolo da reciclagem no mundo. Mas a maioria das variantes do símbolo da coleta seletiva utilizadas têm todas as setas dobrando sobre si mesmas, produzindo uma fita de Möbius com três meias reviravoltas.

O American Paper Institute promoveu quatro variantes diferentes do símbolo de reciclagem para diferentes fins. O símbolo da reciclagem simples, branco e preto, deveria ser usado para indicar que um produto é reciclável. As outras duas variantes apresentam um símbolo da reciclagem dentro de um círculo - branco em preto ou preto em branco - e é utilizado para representar produtos feitos de materiais reciclados, com a versão branca sobre preto para indicar fibra 100% reciclada e versão em preto e branco para produtos que contenham parcialmente fibras recicladas.

Em 1988, a American Society of the Plastics Industry (SPI) desenvolveu um código numeral de identificação que é utilizado para indicar o tipo de material predominante usado na fabricação do produto ou embalagem. A função do número, que vai de um a 140, é facilitar a identificação do produto e sua reciclagem. No caso dos plásticos, o número de identificação vai de um a sete:

Além dos números de identificação de tipo de material utilizado na composição do material, a American Society of the Plastics Industry (SPI) desenvolveu diferentes símbolos de reciclagem que podem ser representados em unicode:

Símbolo universal de reciclagem (U + 2672 ♲)

símbolo universal da reciclagem

Símbolo genérico da reciclagem (U + 267A ♺)

símbolo genérico da reciclagem

Símbolo universal da reciclagem na cor preta (U + 267B ♻)

símbolo universal da reciclagem

Símbolo que indica que o produto contém papel reciclado (U + 267C ♼)

símbolo que indica que o produto contém papel reciclado

Símbolo que indica que uma parte do produto contém papel reciclado (U + 267D ♽)

símbolo que indica que o produto contém parcialmente papel reciclado

Símbolo que indica que o papel é durável e/ou que não foram utilizados ácidos na sua fabricação (U + 267E ♾)

símbolo da reciclagem que indica que o papel é durável

Importância do símbolo da reciclagem

O símbolo da reciclagem, ou da coleta seletiva, é muito importante para a destinação final dos resíduos. Isso porque ele facilita a identificação do lixo, impactando positivamente sua seleção, manuseio, transporte e tratamento. Afinal de contas, quando vemos o símbolo da reciclagem nas embalagens já sabemos que elas podem ser destinadas para a coleta seletiva. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "Coleta seletiva de lixo: importância, benefícios e como fazer".

Símbolo da reciclagem irônico

O símbolo da reciclagem irônico é uma versão satírica do logotipo da reciclagem ecológica e apareceu pela primeira vez em 1998 em uma instalação de arte em Bayonne, Nova Jersey. Com setas que, em vez de indicar um movimento circular conectado à reciclagem, expressam um movimento retorcido para dentro e para fora, indicando que na criação do produto houve desperdício.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail