Os múltiplos benefícios do abacaxi à saúde

eCycle

Conheça os diversos benefícios do abacaxi para a saúde e entenda por que incluí-lo em sua dieta cotidiana pode ser uma boa ideia

Abacaxi: benefícios do consumo

O abacaxi é uma fruta deliciosa, muito popular no mundo todo e cujo consumo traz diversos benefícios para a saúde. Além de poder ser consumido de várias formas (fresco, em sucos, geleias, doces e até em calda), o abacaxi também é capaz de melhorar a digestão, a circulação, as saúdes respiratória e cardíaca e o sistema imunológico, ele ajuda a combater gripes, resfriados, infecções e parasitas, auxilia na perda de peso e na prevenção ao câncer.

Originário do centro-sul do Brasil, nordeste da Argentina e do Paraguai, o abacaxi era cultivado pelos indígenas e se espalhou pela América ainda antes da chegada dos europeus por aqui. Acredita-se que os nativos do sul do Brasil e do Paraguai difundiram o abacaxi pela América do Sul e eventualmente o fruto alcançou o Caribe, a América Central e o México. Colombo e seus marinheiros encontraram abacaxizeiros em Guadalupe, nas Pequenas Antilhas, e de lá levaram as plantas e a fruta para a Europa, dando início à sua disseminação pelo mundo.

O abacaxi é também conhecido como ananás em Portugal e em algumas variedades da língua espanhola. Ambos os nomes têm sua origem nas línguas dos índios brasileiros. O termo "abacaxi" é oriundo da junção dos termos tupis i'bá (fruto) e ká'ti (recendente, que exala cheiro agradável e intenso). Já "ananás" vem do guarani e tupi antigo naná e a palavra é considerada um empréstimo da língua geral falada no Brasil até o século XIX (que era uma mistura principalmente do tupi com o português).

No Brasil, o termo “abacaxi” pode ser usado para se referir tanto ao fruto quanto à planta que o produz. Já “ananás” é usado para designar os frutos de espécies selvagens. Pertencente à família das bromeliáceas, o abacaxi é considerado uma infrutescência tropical e a espécie cultivada para consumo é a Ananas comosus, da subfamília Bromelioideae. O pé de abacaxi, ou abacaxizeiro, é uma planta semiperene (que dura vários anos) e pode alcançar até um metro de altura, produzindo vários frutos ao longo de sua vida.

Benefícios do abacaxi

Além de sua trajetória curiosa e do sabor peculiar, o abacaxi traz diversos benefícios para a saúde. O fruto é rico em água, fibras solúveis e insolúveis (como a pectina), vitaminas B e C, betacaroteno e sais minerais como cálcio, cobre, manganês, potássio, magnésio, ferro e zinco. O abacaxi também contém bromelina, uma enzima que ajuda na digestão de proteínas e que é a responsável pelo uso bastante popular do fruto como amaciante para carnes menos nobres. Conheça os benefícios do abacaxi:

Previne artrite

Um dos benefícios mais celebrados do abacaxi para a saúde é a sua habilidade de reduzir a inflamação de juntas e músculos, em especial nos casos associados à artrite. Além de quebrar proteínas complexas, a bromelina presente no abacaxi também tem um grande efeito anti-inflamatório, que tem sido positivamente relacionado com a redução dos sinais e sintomas de artrite em muitos grupos de teste.

Fortalece o sistema imunológico

Uma porção de 100g de abacaxi fresco tem mais de 40% da quantidade diária recomendada de vitamina C, um componente muito importante para o sistema imunológico. A vitamina C estimula a ação dos glóbulos brancos e atua como antioxidante, combatendo os radicais livres (que são os responsáveis por provocar mutação nas células, causando câncer).

Melhora a saúde dos tecidos e células

A vitamina C também tem um papel essencial na criação de colágeno, que é uma proteína essencial na constituição da parede dos vasos sanguíneos, da pele, dos órgãos e ossos. A alta concentração de vitamina C presente no abacaxi ajuda a curar lesões e feridas mais rápido, além de ser um defensivo para o corpo contra doenças e infecções.

Prevenção ao câncer

Além da vitamina C, o abacaxi também é rico em outras substâncias antioxidantes, como vitamina A, betacaroteno, a já citada bromelina e também manganês, que tem alto potencial de combate aos radicais livres. O abacaxi foi relacionado diretamente à prevenção de cânceres na boca, garganta e de mama.

Ajuda a digestão

Como a maioria das frutas, o abacaxi é fonte de fibras, mas a vantagem é que o fruto contém fibras solúveis e insolúveis, que incentivam o funcionamento do intestino. Isso significa que o consumo de abacaxi ajuda a prevenir ou aliviar os sintomas de uma série de doenças, tais como constipação, diarreia, síndrome do intestino irritado, aterosclerose, problemas de coagulação e de pressão sanguínea. As fibras também ajudam a eliminar o excesso de colesterol ruim presente nos vasos sanguíneos.

Combate tosses e resfriados

A bromelina, aliada à alta quantidade de vitamina C, atua na redução do catarro e da construção de muco no sistema respiratório e em suas cavidades. Além de prevenir a formação dessas substâncias, a bromelina ajuda a eliminá-las do seu corpo.

Melhora a saúde dos ossos

O abacaxi não é famoso por sua quantidade de cálcio, mas possui uma quantidade incrível de outro nutriente essencial ao fortalecimento dos ossos: o manganês. Uma porção de 100g da fruta possui 43% da dose diária recomendada do mineral, que também atua no crescimento e recuperação dos músculos, o que faz com que o consumo diário de abacaxi seja também um poderoso aliado para atletas e pessoas que querem ganhar massa muscular.

Ajuda na saúde oral

Junto com os antioxidantes que previnem cânceres orais, o abacaxi também tem propriedades adstringentes, que fortalecem as gengivas. Os adstringentes ajudam a manter a firmeza e o tônus muscular, evitando que partes pequenas, como dentes e cabelos, se soltem. O abacaxi é muito indicado como remédio natural para combater a perda de dentes e a retração das gengivas.

Fortalece a saúde ocular

O betacaroteno presente no abacaxi atua na prevenção de doenças e degenerações oculares, em especial aquelas relacionadas à idade, como degenerações na mácula. Manter um consumo apropriado de betacaroteno é uma das melhores formas de prevenir problemas de visão na velhice.

Regulador da pressão sanguínea

Dentre os muito sais minerais presentes no abacaxi está o potássio, que é um importante vasodilatador. O potássio alivia a tensão dos vasos sanguíneos e promove uma boa circulação para todas as partes do corpo. Uma boa circulação previne o acúmulo de resíduos nas veias, o que diminui o risco de derrames e ataques cardíacos.

Ajuda a boa circulação sanguínea

Além dos benefícios do abacaxi oriundos do consumo de potássio, o fruto também contém cobre, outro componente essencial para o bom funcionamento do corpo humano. O cobre atua na produção de glóbulos vermelhos saudáveis. Um elevado número de glóbulos vermelhos melhora a oxigenação dos órgãos, fazendo com que eles funcionem em níveis mais elevados. Também melhora as habilidades cognitivas e ajuda a prevenir distúrbios neurológicos como demência e Alzheimer.

Alguns alertas!

Os benefícios do abacaxi são muitos, mas, como qualquer substância, é preciso ter alguns cuidado com o seu consumo. A bromelina e a acidez presentes no abacaxi podem causar amolecimento e aumento de sensitividade nos lábios, gengivas e na língua se o consumo for exagerado. Esse tipo de reação em geral melhora em algumas horas.

Doses excessivas de bromelina e de vitamina C também podem causar erupções cutâneas, vômitos, diarreia e excessivo sangramento menstrual, o que faz com que grávidas devam moderar no consumo de abacaxi. Alguns medicamentos como antidepressivos tricíclicos, barbitúricos, anticonvulsivantes, anticoagulantes e antibióticos podem interagir com a bromelina, de modo que se estiver tomando alguma dessas substâncias o ideal é conversar com seu médico antes de comer abacaxi.

O abacaxi verde é perigoso e tóxico para os seres humanos, podendo causar vômito e diarreia severos. Sempre espere o fruto amadurecer antes de consumi-lo. A acidez do abacaxi também faz com que ele não seja uma boa para pessoas com tendência a desenvolver aftas, com estomatite ou outros ferimentos na boca. Veja como combater a afta de modo natural na matéria "Bicarbonato funciona como remédio caseiro para afta".

Se você tiver alguma das condições em que o abacaxi atua como um aliado, nunca descontinue o tratamento médico. Converse com sua médica ou médico sobre adicionar a fruta ao tratamento para aproveitar os benefícios do abacaxi.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail