Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba como fazer o reúso da água cinza proveniente do chuveiro e da máquina de lavar roupa

Usar água de reúso, ou água cinza, é sinônimo de economia contra o desperdício e, junto de outras práticas como a redução no consumo de carnes e derivados animais, é uma forma de preservação ambiental.

A economia de água é uma medida importante para a preservação ambiental. Prestar atenção nos recursos que saem dos seus ralos é o primeiro passo para diminuir sua pegada hídrica (que envolve também a água consumida indiretamente, aquela necessária para a existência dos produtos e serviços que você utiliza).

Usos da água: o que você precisa saber
Como captar e armazenar água da chuva

Boa parte da água utilizada em uma casa é jogada fora com pouquíssimos resíduos e poderia servir de água de reúso em descargas, para lavar pisos, regar plantas ou lavar o quintal. Para a lavagem de 8 quilos de roupa, por exemplo, são utilizados cerca de 100 litros de água, volume suficiente para dar 16 descargas. (Veja algumas dicas de como fazer o reúso de água cinza em condomínios.)

Isso é o que se chama água cinza, um tipo de água de reúso proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro. São aquelas águas que não entraram em contato com águas negras (as misturadas com fezes e urina). Essas águas de reúso ficam com aparências e cheiros diferentes dependendo de sua procedência e de quais produtos químicos estão misturados com elas. (Entenda as diferenças entre água cinza e água negra).

Preparamos um manual para te ajudar a lidar de forma mais consciente com os resíduos hídricos provenientes da sua residência, aprender a armazenar e tratar essa água de reúso e saber onde ela pode ou não ter uma nova utilidade.

Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

Tipos de água cinza

A água de reúso (água cinza) oriunda do banho geralmente tem uma aparência cinza claro. Ela pode conter resíduos de sabão, shampoo e de secreções corporais, como suor e oleosidade da pele. Assim como as demais águas cinzas, podem conter também microrganismos como bactérias, fungos e vírus. No caso das lavadoras, cada etapa de funcionamento (lavagem, enxágue e centrifugação) produz águas de diferentes qualidades e aparências, com possibilidades de reúso distintas.

Principais opções de reúso

Algumas das principais opções para a reutilização da águas cinzas são o uso em descargas sanitárias, limpeza de pisos, paredes, quintal e veículos. É preciso estar atento aos tipos de produtos químicos presentes em cada uma das águas de reúso, para evitar o risco de manchas nos pisos, desgaste na pintura do carro ou contaminação.

Como coletar a água de reúso

A água proveniente da lavagem de roupas na máquina pode ser coletada por meio de cisternas específicas para esse reúso ou ainda com baldes caseiros, variando os tamanhos de acordo com a quantidade de roupa de cada ciclo e o porte da máquina. Qualquer uma das opções deve ser atrelada à saída de água da máquina, podendo ser feita a separação das águas por ciclo ou não.

A água residual do chuveiro também pode ser coletada com baldes e bacias, posicionados em locais com maior volume de escoamento. Se tiver uma banheira, basta recolher a água que ficou dentro após o banho para reutilizá-la.

Depois de coletadas, essas águas de reúso podem ser armazenadas em cisternas ou galões coletores. O importante é que os reservatórios sejam fechados, para manter o mosquito Aedes aegypti afastado, fiquem apoiados em uma superfície plana e longe do contato com crianças. Se o recipiente tiver uma torneira no fundo é melhor – tanto para o reúso da água quanto para sua limpeza.

Uma opção para tratar a água cinza de forma rápida, testada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP, é misturar 5 mL de água sanitária para cada litro de água de reúso armazenada. Isso irá evitar ou diminuir a emissão de odores desagradáveis quando águas cinza-escuras (aquelas com uma maior quantidade de resíduos) forem armazenadas para uso posterior. Mas essa não é uma fórmula totalmente segura, pois para isso seria necessário conhecer detalhadamente a composição de cada água cinza. Baixe aqui o seu Manual completo para reaproveitamento de águas cinzas.

Novo tratamento industrial para a água de reuso

Pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) desenvolveram uma nova maneira de tratar a água de reúso que é muito mais simples, barata e ecológica do que as existentes. A equipe encontrou uma cepa de bactéria, chamada de SND 5, que pode remover nitrogênio e fósforo das águas residuais. Essa descoberta reduz significativamente os altos custos operacionais e a emissão de gases do efeito estufa associados às maneiras convencionais de tratamento.

De acordo com os pesquisadores, a utilização da nova cepa pode economizar cerca de 62% de eletricidade devido à sua menor demanda por oxigênio. Isso é de grande importância, pois o sistema de aeração em uma estação de tratamento de águas de reúso pode consumir quase metade da energia total.

Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

Veja um vídeo (em inglês) sobre o reúso de água cinza no banheiro.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais