Use a casca de ovo para fazer uma sementeira

eCycle

Em vez de recorrer a sementeiras ou vasos de plástico, reaproveite a casca de ovo ou embalagens de papelão para criar suas mudinhas

Sementeira de casca de ovo

A ideia de fazer uma sementeira usando casca de ovo pode parecer inusitada, mas você vai perceber que faz todo sentido. A casca de ovo é rica em cálcio, potássio e magnésio, minerais que ajudam a fertilizar o solo e enriquecem a terra. Assim, ao usar essas cascas como sementeira, uma parte desses nutrientes passa para a terra e ajuda a nutrir suas sementes durante o crescimento.

O melhor de tudo é que, depois que as sementes germinarem e crescerem um pouco, você pode transplantar a muda para um vaso maior com a casca de ovo e tudo - é só dar uma esmagadinha na casca e plantar sua muda com a sementeira e tudo. A casca de ovo irá se misturar ao solo, adubando a terra do novo vaso.

Sementeira de casca de ovo

Para começar, quebre os ovos com cuidado, deixando apenas uma pequena abertura na parte superior da casca. Você também pode usar um estilete (esterilizado) para abrir a casca na hora de usar o ovo.

Sempre que quiser reaproveitar a casca de ovo, deixe-a limpa e guarde-a na geladeira, de preferência na própria caixa de ovos. Depois que juntar uma boa quantidade, coloque terra no interior das casca de ovo e introduza delicadamente as sementes de sua escolha com as mãos ou com uma pinça.

Se quiser garantir uma maior taxa de sucesso, você pode colocar duas ou três sementes por casca, já que pode acontecer de alguma delas não vingar - mais do que isso não é indicado, já que se todas as sementes vingarem o acúmulo de mudas pode atrapalhar a separação na hora do plantio. Outro detalhe importante é escrever na casca, com cuidado, o nome das sementes escolhidas, se você for plantar tipos diferentes em cada sementeira de casca de ovo, para não se confundir.

Depois de colocar as sementes no solo, lembre-se de regar a sementeira com cuidado e em seguida cobrir com mais terra. A partir daí mantenha a mesma rotina, deixe suas sementeiras de casca de ovo sob a luz solar o maior tempo possível e, para hidratar, regue-as com uma colher de chá de água todos os dias (ou quando perceber que a terra está seca).

Para quem mora em apartamentos, uma dica é cobrir a caixa de ovos com uma touca de banho velha e sempre posicioná-la em uma janela com bastante sol. Desse modo o sistema funcionará como uma estufa. Durante o dia, as mudas obtêm a luz solar e, para o período noturno, terão retido o calor para obter a umidade necessária.

Quando as plantas germinarem e atingirem um tamanho razoável, retire as sementeiras da caixa de ovos, faça o buraco no solo ou vaso em que irá replantar e esmague as cascas na abertura, tomando cuidado para não danificar as raízes das suas mudinhas. Além de ser fácil, o cálcio que existe na cascas de ovo também funciona como adubo.

Além das cascas, a bandeja dos ovos é outra opção de suporte para germinar as sementes. A embalagem de papelão é a mais indicada, pois basta cortar os pedaços destinados a cada um dos ovos e usá-los para o plantio das sementes. Em seguida o procedimento é o mesmo usado com as casca de ovo, mas ao transplantar a planta para o solo é possível colocar a parte de papelão diretamente no buraco.

Se você for usar a caixa dos ovos como sementeira, ainda assim é possível aproveitar as cascas para fazer farinha de casca de ovo, cujo uso torna o solo mais rico. 

Use a casca de ovo para fazer uma sementeira

Veja também:


 

Comentários 

 
+2 #1 2012-10-20 14:07
Gostei muito dessa explicação
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail