Alternativas sustentáveis ao absorvente descartável

eCycle

Conheça diversos tipos de coletores e absorventes que vão te proporcionar um período menstrual com menos impactos ambientais

Alternativas ao absorvente descartável

Utilizar absorventes descartáveis durante o período menstrual polui o meio ambiente, já que algumas das matérias-primas não são facilmente recicláveis - veja mais em "Absorventes descartáveis: história, impactos ambientais e alternativas". Você já parou para pensar que uma mulher que utilize, em média, 20 absorventes em cada período menstrual usará cerca de 9,6 mil desses itens durante a vida toda? O gasto financeiro é grande para além dos impactos ambientais.

É possível manter a praticidade e, ao mesmo tempo, poupar dinheiro e evitar abarrotar lixões e aterros com absorventes descartáveis de difícil reciclagem. Confira as alternativas mais comuns e veja se alguma delas é uma boa para você!

Coletor menstrual

Coletor menstrual

O coletor menstrual é um copo de silicone hipoalergênico (não causa alergia) que é utilizado para coletar o sangue menstrual. Ele pode ser usado numa média de 8 horas por vez, dependendo da intensidade do fluxo, e depois é necessário esvaziá-lo e limpá-lo com água e sabão - no final do ciclo basta ferver o coletor na água (com uma panela de ágata específica para esse fim) por cinco minutos. Recomenda-se que, antes do primeiro uso, o copo seja esterilizado em água, fervendo durante três minutos (na mesma panela de ágata).

Os coletores são reutilizáveis por dois ou três anos e não contêm dioxina nem rayon e são fáceis de manter.

Aprenda no vídeo como colocar o coletor menstrual.

Calcinha com camada absorvente

Calcinha de menstruação

As calcinhas foram desenvolvidas para mulheres que se sentem incomodadas utilizando absorventes ou para aquelas que não querem ser pegas de surpresa. O forro tem quatro camadas que garantem que a pele fique seca. As camadas também matam germes e bactérias, retêm o líquido da menstruação e impedem vazamentos. O modelo da calcinha a ser utilizado varia com a quantidade do fluxo - a maior delas consegue suportar o mesmo que dois absorventes, segundo fabricantes. Dependendo do fluxo e do modelo da calcinha, algumas mulheres podem utilizar a mesma peça durante um dia inteiro.

Elas são reutilizáveis e, após seu uso, recomenda-se enxaguar a peça, lavá-la na máquina com água fria e deixá-la pendurada para secar.

As calcinhas para menstruação só são vendidas no exterior no site da Thinx (eles entregam no Brasil).

Absorvente orgânico

Absorventes

Para quem não gosta dos modelos de absorventes "diferentões", mas ainda sim se preocupa com o meio ambiente, uma boa alternativa são os absorventes orgânicos, que além de biodegradáveis também são hipoalergênicos. O absorvente orgânico da marca Natracare é composto por um filme externo biodegradável de amido de milho, cobertura de algodão 100% orgânico, fibras de celulose, glicerina, extratos de rosas, camomila e calêndulas orgânicas. Os absorventes da Natracare não são testados em animais e são embalados em caixas e envelopes de papel fino 100% reciclados.

Esponjas menstruais

Esponjas menstruais

O uso de esponjas marinhas no período menstrual não é muito comum no Brasil, mas já tem algumas adeptas ao redor do mundo. Apesar de a esponja ser ótima absorvente e se adequar ao espaço vaginal com perfeição, há controvérsias com relação à segurança do produto (veja mais em "Adaptadas, esponjas naturais funcionam como absorventes femininos. A opção é segura?").

Absorvente de pano

Absorventes de pano

Os absorventes de pano são reutilizáveis e feitos 100% de algodão, o que ajuda a pele a respirar. Eles podem durar até cinco anos e a ideia é de que eles sejam lavados e reutilizados (como antigamente).


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail