Projeto de coleta seletiva: requisitos e implantação

eCycle

Além da reciclagem, é possível implantar projetos de coleta seletiva de óleos de cozinha, lâmpadas, medicamentos, eletrônicos, pilhas e baterias

Coletor de resíduos específicos
Imagem editada e redimensionada de Pxhere, licenciada em domínio público sob CC0 1.0

Um projeto de coleta seletiva de lixo é a melhor forma de destinar os resíduos adequadamente. As residências são fontes de geração de lixo significativas e, se não houver um gerenciamento adequado, são altas as chances desse grande volume de material gerar poluição e contaminação ambiental.

Depois de separados os resíduos, a coleta seletiva pode ser feita do tipo porta a porta (por serviço público ou privado) ou por ponto de entrega voluntária (PEVs).

Projeto de coleta seletiva em condomínios e empresas

Em muitas cidades do país, as prefeituras municipais, por meio de órgãos competentes, possuem um serviço de coleta seletiva que atende prédios e casas dos moradores após efetuação de contato e de requerimento, mas esse serviço também pode ser prestado por empresas privadas.

Um projeto de coleta seletiva de lixo é uma medida eficaz para o descarte correto do lixo. Colocar em prática um projeto de coleta seletiva de lixo não exige um investimento alto e o retorno é muito satisfatório. Esse tipo de projeto é indicado para condomínios, empresas e escolas.

Para implantar um projeto de coleta seletiva em sua empresa ou condomínio é preciso, antes de tudo, definir um espaço e conscientizar as pessoas a respeito da importância de separar o lixo. Após esse passo, é preciso definir quais materiais serão coletados e aonde serão armazenados.

Materiais como papéis e plásticos, que correm o risco de pegar fogo mais facilmente, devem ser armazenados em local seguro. Para entender com mais detalhes o passo a passo de como implementar um projeto de coleta seletiva em condomínios ou empresas confira as matérias "Instituto Muda: gestão de resíduos e coleta seletiva certificada em seu condomínio ou empresa", "Coleta seletiva em condomínios: como implantar" e o guia básico de coleta seletiva.

Após a implantação de pontos de coleta seletiva, os moradores e/ou colaboradores devem ser informados sobre como descartar corretamente, além de ter a comodidade de fazê-lo sem se deslocar por longas distâncias. Os coletores podem ser instalados em áreas comuns na portaria, na administração ou em outro local de circulação comum. Lembre-se que este local deve ser coberto e fora do alcance de crianças e animais.

Reciclagem

Você parou e pensou que a implantação da coleta seletiva no seu condomínio ou empresa pode sair cara? Saiba que, se você também implantar a reciclagem, ainda é possível conseguir recursos financeiros. Entenda melhor esse tema nas matérias: "Os primeiros cinco passos para começar a reciclar" e "Soluções para a coleta seletiva em condomínios".

Empresas especializadas em programa de coleta seletiva

Para facilitar a implantação da coleta seletiva e a gestão consciente de resíduos, existem empresas especializadas que oferecem um projeto específico para condomínios e empresas que poderá viabilizar a coleta seletiva em seu condomínio ou empresa. A relação custo/benefício acaba compensando, considerando o aumento da eficiência do processo, além de outros benefícios.

Em São Paulo, uma empresa que atua com projeto de coleta seletiva é o Instituto Muda. Desde 2007, eles realizam o diagnóstico e o projeto para adequar a infraestrutura necessária para acondicionamento dos recicláveis. A implantação inclui palestras e treinamentos, coleta dos materiais recicláveis, relatório mensal de resíduos, além de certificado de destinação correta.

Se você se interessou pelo trabalho do Instituto Muda e deseja fazer a cotação para a gestão de seu condomínio, preencha o formulário abaixo e um representante entrará em contato com você.

Para saber quais são os postos de coleta mais próximos de sua residência, acesse os mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail