Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O Instituto Muda é uma empresa de coleta seletiva em condomínios que visa promover práticas sustentáveis e otimizar a destinação de resíduos

Uma empresa de coleta seletiva em condomínios como o Instituto Muda tem como principal função elaborar projetos de implantação de sistemas de gestão de resíduos. A coleta seletiva é extremamente importante para a preservação do meio ambiente e para a redução de poluição por meio do descarte e manejo correto de resíduos.

Caso esteja procurando uma empresa confiável para fazer a coleta de resíduos em seu condomínio, preencha o formulário no final dessa matéria para fazer a cotação.

Coletor de resíduos específicos
Projeto de coleta seletiva: requisitos e implantação

O que é a coleta seletiva?

coleta seletiva é método que otimiza os processos de destinação de resíduos. O lixo é uma invenção humana. Na natureza, todo resíduo se torna insumo de algo e retorna para o meio ambiente em um ciclo harmônico. Nesse conceito regenerativo, que se baseia na Economia Circular, o objetivo é chegar ao máximo aproveitamento possível de todos os produtos gerados. Dessa forma, a coleta seletiva é um dos instrumentos utilizados para evitar a geração de resíduos impactantes para o meio ambiente.

Quando compramos um produto com embalagem, descascamos uma fruta ou simplesmente utilizamos um item até o fim da sua vida útil, geramos resíduo. O gerenciamento racional dos resíduos é uma etapa essencial na Economia Circular. Isso porque eles devem ser reaproveitados e reciclados, adicionando uma vida extra na cadeia do material. O lixo é fonte potencial de matéria-prima para fabricação de novos produtos. Sua reciclagem traz benefícios sociais, ambientais e econômicos para todos.

Qual é a importância da coleta seletiva?

Quando os materiais recicláveis são coletados e chegam às cooperativas, eles são separados minuciosamente para serem reaproveitados. O que não é reaproveitado é levado para aterros sanitários.

Todo esse caminho tem muita importância, pois o lixo descartado incorretamente pode causar impactos socioambientais significativos. Nas áreas urbanas, o lixo descartado incorretamente pode se acumular em locais inadequados formando focos de proliferação de mosquitos ou de outra fonte geradora de doenças. O vento e a chuva podem transportar o descarte para mares e rios. E o lixo plástico que não passou pela coleta pode entrar para a cadeia alimentar.

Nesse caso, até mesmo o lixo descartado corretamente pode ser transportado pelo vento e pela chuva e parar no oceano. No entanto, os descartes incorretos têm mais chances de serem transportados dessa forma (pelo vento e pela chuva).

Separação de lixo
Separação de lixo: como fazer corretamente

Como fazer coleta seletiva em casa?

A separação é parte essencial para saber como fazer coleta seletiva em casa! Quanto mais separado por tipos (alumínio, papelão, plásticos, vidro, etc), melhor! O material que você utiliza para embalar o descarte também conta para uma destinação adequada. Embrulhar pilhas em sacos biodegradáveis, por exemplo, é inadequado. Isso porque eles podem se biodegradar antes das pilhas serem recolhidas, o que pode fazer com que elas vazem. Entenda quais são os sacos de lixo para coleta seletiva adequados.

Não basta separar e embalar, é preciso dar um destino adequado. Pontos de coleta seletiva são uma alternativa à coleta feita na porta de casa. Os postos de coleta de resíduos, que podem ser mantidos por prefeituras ou iniciativa privada, são áreas instaladas em local adequado para o recebimento de descartes.

coleta seletiva de lixo orgânico também é importante. A compostagem doméstica é um meio pelo qual pode ser realizada a reciclagem dos descartes alimentares vegetais.

Então, para não errar na hora de descartar, é importante saber as cores da coleta seletiva. Você já sabe de cor estas cores? Não? Então dê uma olhada no vídeo do Portal eCycle:

Lixeiras para coleta seletiva
Lixeiras para coleta seletiva: modelos e características

Para saber quais são os postos de coleta mais próximos de sua residência, assim como os dias e horários das coletas, acesse os mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle.

Empresa de coleta seletiva em condomínios

No entanto, mesmo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), ainda falta estrutura para que governos e empresas efetuem coleta e reaproveitamento de materiais da forma correta. Para facilitar esse tipo de serviço, existem empresas especializadas, como o Instituto Mudauma empresa de coleta seletiva especializada na elaboração de projetos e implantação de programas de gestão de resíduos em condomínios.

empresa atua desde 2007 promovendo práticas sustentáveis em condomínios residenciais por meio da gestão de resíduos (saiba mais sobre a implementação de coleta seletiva em condomínios residenciais).

O Instituto Muda é uma empresa que desenvolve diagnóstico e projeto para adequação da infraestrutura necessária de acordo com o local. Além disso, aplica treinamentos e palestras para mostrar os procedimentos do projeto de gestão de resíduos e incentivar a conscientização ambiental de todos os envolvidos.

A coleta seletiva feita pela empresa é semanal e 100% dos materiais recicláveis são destinados às cooperativas de reciclagem cadastradas na cidade, gerando renda e impacto social positivo.

Para facilitar o acompanhamento e monitoramento dos processos implementados, a empresa fornece mensalmente um relatório de resíduos da quantia e qualidade dos recicláveis destinados pela empresa. Além disso, o Instituto Muda oferece um certificado de destinação correta, provando que seu condomínio ou empresa fez a gestão adequada dos resíduos.

A empresa foi certificada internacionalmente como “Empresa B” em 2014. As empresas B estão comprometidas socialmente, e usam seus negócios para o desenvolvimento de comunidades e para a redução da pobreza, além disso buscam também soluções para os problemas climáticos.

coleta seletiva em condomínios
Soluções para a coleta seletiva em condomínios

Missão e resultados

O Instituto Muda acredita que a reciclagem deve ser feita de forma planejada e organizada. A empresa já implementou a coleta seletiva em mais de 400 empresas e 85 condomínios, sensibilizando e conscientizando mais de 40 mil moradores, 10 mil famílias e destinando corretamente mais de três mil toneladas de materiais recicláveis às cooperativas.

O Instituto Muda surgiu em 2007 e desde então ganhou diversos prêmios nacional e internacionalmente. A empresa também possui os “Agentes Muda”, que promovem cursos, palestras e treinamentos, com os temas sustentabilidade, gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental em universidades, escolas, empresas e congressos.

Se você se interessou pelo trabalho do Instituto Muda e deseja fazer a cotação para a coleta seletiva em seu condomínio, preencha o formulário abaixo e um representante entrará em contato com você.

Verifique o campo
Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais