Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O óleo da semente de chia faz muito bem para a saúde e pode ser usado como cosmético natural

Já ouviu falar do óleo de chia? Mais conhecida como chia, a Salvia hispanica L. é uma planta herbácea da família das lamiáceas, encontrada originalmente no sul do México e na Guatemala. Sua semente já era consumida há muitos séculos pelos povos andinos para aumentar a resistência física e por outros inúmeros benefícios à saúde. 

A chia também era utilizada em rituais sagrados como oferenda para os deuses, por isso seu cultivo foi proibido pelos católicos e somente foi retomado nos anos 1990 por pesquisadores argentinos. Foi aí que a chia e seus derivados, como o óleo de chia, começaram a se popularizar.

Salvia-hispanica-L-chia
Salvia hispanica L.: o que é e benefícios

Da semente dessa planta é extraído o óleo de chia – saiba mais sobre a semente de chia na matéria “Chia: benefícios, usos e como preparar“. A extração do óleo se dá por um processo de prensagem a frio, que guarda todas as propriedades químicas e nutrientes encontrados na semente (com exceção das fibras).

Para que serve o óleo de chia?

O óleo de chia pode ser muito vantajoso em caso de uso cosmético para pele e cabelos. A vitamina A atua como antioxidante contra radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e, junto com a vitamina B3 também presente, ajuda a reduzir a vermelhidão e manchas na pele – isso graças a seus efeitos anti-inflamatórios. 

Por também ser rico em ômega 6, a inclusão do óleo de chia na alimentação e o uso de cosméticos que contenham este óleo auxilia na promoção de uma pele saudável e com aparência jovial. No entanto, o uso tópico deste óleo é recomendado apenas para peles secas ou mistas, pois ele pode ter efeito comedogênico (acúmulo e entupimento dos poros) em peles oleosas.

O cobre e o zinco estimulam a produção de colágeno e elastina, evitando rugas e marcas de expressão; e o ômega 3 reduz as substâncias inflamatórias que auxiliam na produção do sebo e, consequentemente, diminui a formação de acne.

Além disso, o ômega 3 presente no óleo de chia também ajuda a prevenir a calvície e a alopecia. Seus efeitos antioxidantes evitam o desbotamento e o envelhecimento dos fios de cabelo. 

A lisina, aminoácido presente em alta concentração, contribui para o alisamento capilar. A vitamina B2 fortalece as unhas e cabelos. Todos esses benefícios estão guardados dentro do óleo.

Outros benefícios do óleo de chia

O ômega 3 presente em grande quantidade no óleo de chia, é uma gordura polinsaturada indispensável para o nosso corpo. A chia é a melhor fonte vegetal deste nutriente, superando até mesmo a linhaça. Entre seus benefícios estão:

  • Grande ação antioxidante, que ajuda na saúde do sistema cardiovascular e do sistema nervoso, evitando de hipertensão à depressão;
  • Diminuição dos níveis de colesterol ruim e triglicérides;
  • Aumento na absorção de nutrientes.

O ômega 3 serve como anti-inflamatório e também ajuda a emagrecer. As células inflamadas pela ingestão de gordura saturada impedem que os hormônios da saciedade (leptina e insulina) cheguem ao cérebro e avisem-no que é hora de parar. O ácido graxo reverte, então, o processo inflamatório e auxilia na estabilidade desses hormônios, inibindo o apetite. Como o acúmulo de gordura também é um processo inflamatório, o ômega 3 ajuda no combate de gorduras localizadas e da celulite.

Ou seja, o óleo de chia atua no problema de ganho de peso e também ajuda na prevenção. De acordo com o livro Omega 3 Oils, de Donald O. Rudin, essa gordura presente no óleo pode atuar fortemente na saúde reprodutiva da mulher. Ele pode:

  • Aliviar cólicas menstruais e sintomas de tensão pré-menstrual (TPM)
  • Aumentar a fertilidade
  • É essencial no desenvolvimento do feto na gravidez

O óleo de chia também auxilia na formação óssea por ser uma boa fonte de cálcio. Podendo ser uma boa opção para quem tem intolerância à lactose. O óleo de chia também é bom para a:

  • Imunidade
  • Prevenção de anemia
  • Fadiga
  • Para a força e resistência física do corpo

Ou seja, a semente é indispensável para a nossa saúde.

sementes de chia na tampa de um frasco de vidro aberto. o óleo de chia deriva dessas sementes
Por Marco Verch, sob CC BY 2.0, em Flickr

Como devo tomar o óleo de chia?

Ele pode ser encontrado em frascos ou como chia em cápsulas, sem a necessidade de apresentar receita médica para a compra do produto. Pode ser ingerido via oral – por exemplo, substituindo o azeite por uma colher de sopa do óleo de chia na salada. 

Ou com frutas, e até mesmo sendo aplicado diretamente na pele e nos cabelos. Tenha certeza de que o óleo é 100% natural antes de utilizá-lo. Afinal, alguns óleos industrializados podem apresentar substâncias químicas nocivas ao corpo.

Descarte

Lembre-se que o descarte indevido de óleo vegetal não é recomendado pelo seu nível de contaminação de águas e solos. Além dos riscos ambientais, o descarte por ralos e pias pode entupir os encanamentos. Encontre postos de reciclagem mais próximos de sua casa.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais