Mais conhecido pela cola de sapateiro, o tolueno também está presente em lugares que você pode não notar

Você sabe o que é tolueno? O tolueno, também conhecido como metilbenzeno (methybenzene, em inglês), é um hidrocarboneto aromático, inflamável, incolor, volátil, de odor característico e altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado. Ele é comumente utilizado como solvente em colas e tintas, mas seu uso não se restringe apenas a esse fim.
A maior parte do tolueno lançada no meio ambiente é oriunda do uso da gasolina e do refinamento de petróleo. Ele também participa da composição de produtos químicos orgânicos, como o uretano, poliuretano, benzeno, e na fabricação de polímeros e borracha.
O tolueno também está presente em colas, gasolina, tintas, removedores, agentes de limpeza, fumaça do cigarro e cosméticos (saiba como evitar essas substâncias nos cosméticos na matéria: "Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene").
Riscos à saúde
O sistema respiratório é a principal via de exposição ao tolueno, pois, ao ser inalado, ele é rapidamente conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea.
Os riscos dependem da intensidade da exposição ao tolueno. Em menor grau, pode ocorrer irritação dos olhos e garganta. Em algumas pessoas, pode provocar processos alérgicos pelo contato com a pele ou pela inalação. Efeitos de intoxicação, como cefaleia, confusão e tonturas, podem ocorrer se a exposição for prolongada.
Sabe-se ainda que o tolueno pode levar à dependência. Ele é um depressor do sistema nervoso central (SNC) e tem um processo semelhante ao que ocorre com a ingestão de álcool.
Com doses abusivas, pode-se observar sintomas mais graves, como náusea, anorexia, confusão, hilariedade, perda do autocontrole, perdas momentâneas de memória, nervosismo, fadiga muscular, insônia e até efeitos de intoxicação aguda, como alucinações, desorientação e, em doses abusivas, pode levar à narcose.
A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica o tolueno no grupo 3 - não carcinogênico, mas sabe-se que ele é neurotóxico.
Regulamentação
Apesar da maior exposição ao tolueno ser devido aos veículos automotores, também estamos expostos no ambiente doméstico. Como citado anteriormente, essa substância está presente em tintas, colas, tíneres, vernizes e até no esmalte de unha. Em muitos casos, o contato prolongado acaba levando a quadros de dermatite. Por esse motivo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estipulou a concentração permitida dessa substância em 25% nesses produtos.
Atualmente, muitas empresas estão tirando o tolueno da composição de seus produtos, mas vale a pena dar uma conferida antes de comprar e verificar se o produto não contém tolueno. Lembre-se que ele pode estar representado como metilbenzeno ou ainda com seu nome em inglês, mencionado anteriormente.
Para saber mais sobre substâncias perigosas no produtos cosméticos e de higiene, dê uma olhada na matéria: "Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene".
Veja também:
- O que fazer com esmaltes?
- Palmitato de retinol: bom para os olhos, ruim para a pele
- Você conhece os problemas dos parabenos?
- Componentes de xampus tradicionais podem causar problemas ambientais e de saúde
- Dietanolamina: conheça esse possível cancerígeno e seus derivados
- O que fazer com cosméticos vencidos?
- Esmalte: composição, perigos e alternativas sustentáveis