Tolueno: presente em esmaltes e tintas, substância é neurotóxica

eCycle

Mais conhecido pela cola de sapateiro, o tolueno também está presente em lugares que você pode não notar

tolueno

Você sabe o que é tolueno? O tolueno, também conhecido como metilbenzeno (methybenzene, em inglês), é um hidrocarboneto aromático, inflamável, incolor, volátil, de odor característico e altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado. Ele é comumente utilizado como solvente em colas e tintas, mas seu uso não se restringe apenas a esse fim.

A maior parte do tolueno lançada no meio ambiente é oriunda do uso da gasolina e do refinamento de petróleo. Ele também participa da composição de produtos químicos orgânicos, como o uretano, poliuretano, benzeno, e na fabricação de polímeros e borracha.

O tolueno também está presente em colas, gasolina, tintas, removedores, agentes de limpeza, fumaça do cigarro e cosméticos (saiba como evitar essas substâncias nos cosméticos na matéria: "Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene").

Riscos à saúde

O sistema respiratório é a principal via de exposição ao tolueno, pois, ao ser inalado, ele é rapidamente conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea.

Os riscos dependem da intensidade da exposição ao tolueno. Em menor grau, pode ocorrer irritação dos olhos e garganta. Em algumas pessoas, pode provocar processos alérgicos pelo contato com a pele ou pela inalação. Efeitos de intoxicação, como cefaleia, confusão e tonturas, podem ocorrer se a exposição for prolongada.

Sabe-se ainda que o tolueno pode levar à dependência. Ele é um depressor do sistema nervoso central (SNC) e tem um processo semelhante ao que ocorre com a ingestão de álcool.

Com doses abusivas, pode-se observar sintomas mais graves, como náusea, anorexia, confusão, hilariedade, perda do autocontrole, perdas momentâneas de memória, nervosismo, fadiga muscular, insônia e até efeitos de intoxicação aguda, como alucinações, desorientação e, em doses abusivas, pode levar à narcose.

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica o tolueno no grupo 3 - não carcinogênico, mas sabe-se que ele é neurotóxico.

Regulamentação

Apesar da maior exposição ao tolueno ser devido aos veículos automotores, também estamos expostos no ambiente doméstico. Como citado anteriormente, essa substância está presente em tintas, colas, tíneres, vernizes e até no esmalte de unha. Em muitos casos, o contato prolongado acaba levando a quadros de dermatite. Por esse motivo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estipulou a concentração permitida dessa substância em 25% nesses produtos.

Atualmente, muitas empresas estão tirando o tolueno da composição de seus produtos, mas vale a pena dar uma conferida antes de comprar e verificar se o produto não contém tolueno. Lembre-se que ele pode estar representado como metilbenzeno ou ainda com seu nome em inglês, mencionado anteriormente.

Para saber mais sobre substâncias perigosas no produtos cosméticos e de higiene, dê uma olhada na matéria: "Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene".


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail