Seis dicas sustentáveis para seus exercícios físicos

eCycle

É possível conciliar a prática de exercícios físicos com um estilo de vida sustentável

A saúde é a principal forma de mantermos tudo o que conquistamos e almejarmos objetivos futuros, afinal, ela é fundamental para mantermos nossa temporária existência. Assim, apesar de não ser muito fácil, temos que tentar nos exercitar periodicamente - a prática regular de exercícios físicos ajuda a regular a circulação sanguínea, mantem a pressão arterial regulada, melhora a disposição e diminui o estresse. Então, se você buscar praticar a sustentabilidade no seu dia a dia, por que não fazer isso também na hora dos exercícios? Usar aparelhos públicos e garrafas reutilizáveis são algumas dicas sustentáveis que você pode adotar para os seus exercícios físicos.

Exercícios físicos sustentáveis

1. Tenha disposição

Antes de iniciar quaisquer treinamentos, é necessário que você tenha um mínimo de tempo e disposição para adequar à sua rotina atividades e práticas alimentares. Assim como leva um tempo para você se adaptar a reduzir ou zerar o seu lixo plástico, o início da prática regular de exercícios físicos também pode ser sofrido, mas o resultado faz você perceber que vale a pena. Lembre-se que antes de iniciar exercícios físicos e dietas alimentares é interessante consultar profissionais especializados para que eles possam acompanhar seu processo e identificar o que realmente é necessário no seu caso - especialmente se você tiver algum problema de saúde crônico. Elabore, junto com um(a) educador(a) físico, atividades baseadas em sua necessidade.

2. Exercícios físicos só em academia?

Não! Motivos financeiros, disponibilidade de tempo ou até o ambiente não propício afastam pessoas de academias. Mas é possível se exercitar em locais públicos, como parques, bosques, praias, montanhas, etc. E também existem academias que oferecem treinos ao ar livre. Verifique a disponibilidade e os parques da sua região. Se você não quer treinar sozinho e nenhuma academia da sua região oferece esse serviço, não tem problema. Combine com familiares ou amigos e compartilhe a ideia. Organize grupos de corrida ou caminhadas - contemplar a natureza também é uma forma de contribuir para sua saúde - se você mora em grandes cidades, fique atento a dicas especiais na hora de se exercitar em público.

3. Use aparelhos públicos

Outra dica sustentável é usar a aparelhagem para exercícios físicos que algumas cidades disponibilizam em parques, bosques e outros locais públicos. Você pode usá-los gratuitamente. Pesquise os parques da sua região e visite-os para verificar se há disponibilidade de aparelhos no local. Se houver, consulte um/a profissional e elabore um treino para você. Dessa forma, você pode fazer uma espécie de academia a céu aberto e ainda economizar dinheiro.

4. Faça exercícios em casa

Há muitos moradores de grandes cidades que se dividem entre trabalho e estudo, sem contar o tempo que perdem no transporte público. O resultado, muitas vezes, é que não sobra tempo para a prática de exercícios físicos. Resolver esse problema é simples, mas vai exigir disposição (assim como a própria prática regular). Você pode procurar por vídeo-aulas de exercícios físicos - há diversos tipos de exercícios para todas as necessidades disponíveis na internet. Procure vídeos sobre os tipos de exercício dos quais você mais gosta ou de acordo com o que você deseja e precisa. Dessa forma, você pratica exercícios físicos sem sair de casa (confira algumas dicas no vídeo ao fim da página), evitando emissões de gases estufa, caso fosse usar o carro para se locomover.

5. Use garrafas retornáveis

Não adianta optar por fazer exercício ao ar livre em contato com a natureza se você comprar todos os dias uma garrafa de água antes de iniciar seus exercícios ou depois que concluir o treino. O plástico é um dos maiores vilões que contribuem para a poluição em geral - e particularmente dos mares. Portanto, use a mesma garrafa reutilizável todos os dias. Existem vários modelos disponíveis no mercado.

6. Pratique o plogging

O plogging é uma prática que une corrida e coleta de lixo, uma espécie de "corrida sustentável". Para adotar a modalidade, basta sair para correr ou caminhar equipado com um recipiente para coletar o lixo que você encontrar jogado ao longo do caminho - dê preferência para recipientes de coleta reutilizáveis, como ecobags, sacos de pano ou de papel. Recolher todo o lixo que você encontrar pelo caminho pode frustrar sua corrida, dependendo de onde você mora, então uma opção é separar apenas 5 ou 10 minutos do exercício físico para a coleta de lixo - aproveite para fazer o agachamento certinho!

Como foi dito no inicio do texto, a saúde é o que nos mantém vivos, por isso é importante cuidar bem dela. A natureza contribui de forma direta para o bem estar do nosso corpo, então seguir essas dicas sustentáveis é um bom começo para cuidar de ambos.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail