Papel alumínio: como usar e descartar

eCycle

Material barato e extremamente versátil, também fora da cozinha

papel alumínio

Esse tipo de papel compõe um dos metais mais utilizados no mundo: o alumínio; perdendo a primeira posição apenas para o aço. Estruturas de barcos, de carros, de aviões, janelas, portas, latinhas e folhas de alumínio são as aplicações mais comuns do material. O papel alumínio está muito presente na cozinha por auxiliar bastante na conservação de alimentos, mas ele pode não ser tão seguro assim. Entenda esse tema e conheça formas de usar o papel alumínio sem ser na cozinha:

  • Remover ferrugem: itens de ferro, por exemplo, podem sofrer, dependendo das condições de umidade, manchas de ferrugem. Para retirá-las, basta amassar um quadrado de papel alumínio e usá-lo como esponja para esfregar no local em que há ferrugem. Isso funciona porque o alumínio é um metal mais suave do que o ferro e não vai arranhar o material abaixo da ferrugem. A lã de aço pode fazer o trabalho mais rápido do que a esponja de alumínio, mas há mais chances de riscar o objeto;
  • Afiar tesouras: a tesoura, com o passar do tempo, vai perdendo qualidade e eficiência na hora de cortar. Para afiá-la, basta usá-la para cortar de seis a oito camadas de papel alumínio. Após a última camada, a tesoura estará pronta para novos cortes;
  • Proteger puxadores e fechos: na hora de pintar portas ou armários, puxadores e fechos devem ser protegidos para evitar que se estraguem. A folha de alumínio é ótima para resguardar tais itens, já que pode ser moldada de acordo com o acessório;
  • Acelerar a engomadoria: você pode diminuir o tempo de demora dessa tarefa utilizando folhas de alumínio. Antes de colocar a roupa sobre a tábua de passar, coloque algumas folhas de alumínio encima da tábua. Assim que você começar a engomar, as folhas vão refletir o calor do ferro de volta para sua camisa, tornando suas camisas livres de dobras com maior rapidez.

Confira o vídeo (em inglês) a respeito dessas e de outras maneiras de se reutilizar o papel alumínio.

Qual lado usar?

Existe um lado certo para usar o papel alumínio, você sabia? Na hora de embrulhar os alimentos, não deixe o lado fosco do papel alumínio entrar em contato com a comida. O brilho de um lado do papel alumínio é devido a um polimento específico que evita que o alumínio entre em contato direto com o alimento e contamine-o. Por isso, o lado mais brilhante deve ficar do lado de dentro, em contato com a comida. Entretanto, pode não ser tão seguro assim usar o papel alumínio para embrulhar alimentos, mesmo que seja do lado brilhante. Continua a leitura para entender melhor esse tema:

Papel alumínio pode ir ao forno?

A praticidade do uso do papel alumínio no forno parece não compensar. Isso porque combinar papel alumínio e calor pode ser perigoso. Estudos relacionam essa prática até mesmo com o Alzheimer.

O calor faz com que partículas de alumínio passem para a comida, podendo ser nocivo, pois o alumínio em excesso no organismo afeta e enfraquece as células dos ossos, dificultando a absorção de cálcio, que fica se acumulando no sangue e atrapalha o funcionamento da paratireoide.

O alumínio também se deposita no cérebro e cientistas encontraram grandes quantidades do metal em autópsias de pacientes com Alzheimer, o que sugere uma relação entre o alumínio e a doença.

O corpo humano consegue processar o alumínio em pequenas quantidades, sendo seguro, de acordo com a OMS, ingerir um miligrama por quilo de peso do indivíduo por semana. Em outras palavras, uma pessoa de 60 quilos pode ingerir 60 miligramas de alumínio por semana. Mas essa quantidade é considerada levando em conta as quantidades de alumínio que consumimos em chás, queijos, medicamentos antiácidos, água, desodorantes, entre outros.

O problema do alumínio na cozinha é que pode estar contribuindo para ultrapassar esse limite de segurança. Um estudo publicado no International Journal of Electrochemical Science, concluiu que o uso de condimentos apimentados ou ácidos duplicam a dissolução do alumínio. Uma porção de carne com molho de tomate e vinagre, proporcionou a absorção de 465 mg da substância – dose quase oito vezes maior que a recomendada para alguém de 60 kg em uma semana.

Como descartar

Por mais incrível que pareça, o papel alumínio é reciclável, mas requer certos cuidados. Quando utilizamos a folha de alumínio para embalar alimentos, por exemplo, ficam restos que podem prejudicar sua reciclagem. Por isso, antes de enviar o papel alumínio para reciclagem, é preciso higienizá-lo - de preferência com água de reúso.

Para fazer o descarte correto do seu papel alumínio confira quais são os postos de reciclagem mais próximos de sua residência nos mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle e tenha uma segurança maior de que seu papel alumínio será reciclado!


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail