Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Bicarbonato e vinagre formam uma dupla caseira sustentável com diversos usos para a limpeza da casa

Bicarbonato e vinagre são dois ingredientes poderosos que podem causar reação química e ser utilizados de diversas formas. Muito eficientes quando separados, juntos eles formam um produto de limpeza natural incrível. Combinados com água, esses ingredientes removem manchas, limpam banheiros, pias e aparelhos domésticos, retiram mofo, servem como remédios caseiros para dor de garganta e lavam cabelos oleosos.

usos-do-vinagre
Vinagre: confira 20 usos surpreendentes
Refrescar o ar de sua residência com casca de Ffrutas cítricas
Cinco maneiras de você refrescar o ar de sua residência sem o uso de produtos químicos nocivos

Para que serve misturar bicarbonato com vinagre?

Uma forma simples e ecoeficiente de fazer uma limpeza rápida em casa é preparar uma mistura de bicarbonato e vinagre. Diluir os dois ingredientes em água cria um excelente desengordurante, que pode ser utilizado em qualquer lugar. Além disso, essa receita não utiliza substâncias químicas, comuns na maioria dos produtos de limpeza encontrados no mercado. O vinagre branco, como o de álcool ou o de vinho branco, é o ideal para a limpeza, já que é neutro e não possui tanto cheiro quanto os demais. Mas qualquer tipo de vinagre pode ser usado.

  1. Ingredientes
    Ingredientes

    • 1 xícara e ¼ de xícara de bicarbonato de sódio;
    • 2 litros de água;
    • ½ xícara de vinagre.
  2. Modo de preparo
    Modo de Preparo

    Misture o bicarbonato e o vinagre em um recipiente contendo água. Depois disso, mexa e espere a mistura assentar. Pronto! Agora é só partir para a limpeza. Uma receita semelhante leva limão, bicarbonato e vinagre. Confira seu modo de preparo no vídeo abaixo:

O que acontece se misturar vinagre e bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio é classicamente usado como alcalinizante, elevando o pH do meio. Isso acontece porque ele reage com os íons de hidrogênio formando água e dióxido de carbono, o que auxilia no combate aos micro-organismos. Já o vinagre possui ação bacteriana e age na quebra de partículas gordurosas. Dessa maneira, eles podem ser utilizados na higienização de diversos locais e superfícies.

Vale ressaltar que o bicarbonato é uma base, enquanto o vinagre é um ácido. Ao serem misturados, esses elementos acabam se neutralizando. Porém, isso não ocorre se a quantidade utilizada de cada elemento for diferente, já que a mistura ficará com um caráter mais básico ou mais ácido.

A neutralização também não ocorrerá se você utilizar um ingrediente após o outro. Por isso, a dica é aplicar o bicarbonato na superfície que você quer limpar e depois ir passando o vinagre por cima com a ajuda de um pano limpo e macio.

fogão
Faça você mesmo: produtos sustentáveis para limpar o fogão e polir madeira
vinagre
Nove maneiras de não usar o vinagre na limpeza

Mas lembre-se de adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança de que o produto é natural e não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.

Outras aplicações do bicarbonato e vinagre

Além da limpeza básica, a combinação de bicarbonato e vinagre serve para desentupir ralo, remover manchas e até tirar cecê das roupas. Conheça outras aplicações da mistura desses dois ingredientes.

Desentupir ralo

A mistura de vinagre, limão e bicarbonato de sódio pode ser usada (em outras proporções) para desentupir o ralo de pias e chuveiros. A aplicação regular da receita impede o acúmulo de gorduras e a formação de bloqueios permanentes. Confira o vídeo exclusivo do Portal eCycle:

Ingredientes

  • 1/2 copo de bicarbonato de sódio;
  • 3,5 litros de água morna;
  • 1 xícara de vinagre branco;
  • 1/2 limão espremido.

Saiba mais sobre produtos de limpeza naturais na matéria:

produto-de-limpeza-caseiro
Como fazer produtos de limpeza caseiros

Lavar verduras, frutas e vegetais com bicarbonato e vinagre

bicarbonato-e-vinagre
Foto de davide ragusa na Unsplash

Bicarbonato e o vinagre também podem ser usados para higienizar verduras, frutas e vegetais, removendo uma pequena parte dos agrotóxicos presentes nesses alimentos. O primeiro passo é deixar os itens de molho no bicarbonato de sódio, passando-os em seguida para uma solução preparada com vinagre. Confira o passo a passo completo:

Tirar manchas de roupas

Uma pasta feita com a mistura de bicarbonato com vinagre ajuda a remover manchas e cheiro forte de suor de roupas.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de vinagre de álcool branco;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo

Faça uma pasta com os ingredientes. Com o tecido seco, espalhe-a sobre a parte amarelada da roupa e deixe descansar por uma hora. Depois, coloque a roupa na máquina de lavar e lave-a normalmente.

Confira essa e outras receitas que levam bicarbonato e vinagre nas matérias

Vinagre: um aliado inusitado para limpeza da casa
limpeza-bicarbonato-sodio-pb
Faça limpeza com bicarbonato de sódio

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais