Selo Casa Saudável: a garantia de um ambiente com saúde para seu bem-estar

Viver em um local que não é saudável pode proporcionar diversos transtornos. Conheça a certificação de projetos, edificações, produtos, profissionais e serviços de manutenção que garante um ambiente saudável

Diversos são os fatores que têm impacto direto em nossa saúde, e muitas vezes nós nem imaginamos quais são eles. Você sabia que o ambiente onde você vive ou trabalha pode estar te deixando doente? Iluminação, qualidade do ar interno, materiais utilizados na construção, acústica do local e campos eletromagnéticos, tudo têm influência em como você se sente e na predisposição para desenvolver doenças. Estudos comprovam que o local em que as pessoas residem e trabalham é um fator determinante na saúde. Ambientes com problemas podem desencadear distúrbios do sono, alergias, cansaço, envelhecimento precoce, obesidade, entre outras doenças.

O espaço em que habitamos, trabalhamos e descansamos deve nutrir nossos potenciais, gerando vida e bem-estar. Quando o indivíduo convive em ambientes saudáveis, ele adquire qualidade de vida, disposição, além do aumento da produtividade em atividades cotidianas. Mas como saber se os materiais que serão utilizados em seu projeto arquitetônico ou o ambiente em que você mora são saudáveis? Para isso foi criado o Selo Casa Saudável.

O selo, coordenado pelo Healthy Building World Institute (Instituto Mundial de Construção Saudável), tem como missão assegurar espaços saudáveis que proporcionem bem-estar para a sociedade. Ele é o primeiro certificado mundial para construções, profissionais e produtos da construção que leva em consideração elementos de saúde e bem-estar.

Da concepção à construção, as edificações podem ser planejadas para serem ecofriendly e também seguras para sua saúde. Grande parcela da população passa a maior parte de suas vidas dentro de ambientes fechados, em residências, local de trabalho, shoppings, escolas, universidades ou restaurantes - garantir que esses ambientes sejam saudáveis é essencial para cuidarmos de nossa saúde de forma preventiva.

O selo saudável fornece serviços de certificação de projetos, imóveis, profissionais, produtos e métodos de manutenção voltados para a construção civil. Com isso, propõe uma atitude responsável em relação à tomada de consciência sobre as edificações, para eliminar o mal-estar e doenças provocadas por elas.

Como funciona?

O SCS (Selo Casa Saudável), submete o projeto, a edificação, o profissional e o procedimento a rigorosos testes e verificações, que podem ser a análise de documentos, para o caso de projetos, de mensurações físico-químicas, para edificações, de provas escritas e orais, para profissionais, de análises físico-químicas, para produtos, e combinando todas elas, para o caso dos procedimentos de manutenção.O Selo é eletivo, arquitetos, engenheiros, projetistas, construtores e profissionais em geral, submetem seus projetos para receber a certificação. Ele envolve rigorosos parâmetros internacionais de salubridade, e analisa iluminação, acústica, elétrica, qualidade do ar e da água, materiais utilizados, desenho arquitetônico, paisagismo, critérios de sustentabilidade, manutenção entre outros.

Entenda um pouco mais sobre o selo casa saudável no vídeo.

Os selos

Selo Casa Saudável para projetos

selo casa saudavel projetos

Projetos que correspondem com os parâmetros de salubridade avaliados pela equipe recebem esse selo. A qualidade dos materiais a serem empregados, o desenho técnico, os projetos elétricos, hidráulicos, luminotécnicos, acústicos, paisagísticos, e a questões de sustentabilidade e de manutenção saudável são itens que o projeto deve atender conforme as normas. De acordo com a análise, os projetos de renovação (pRn) e novas construções (pNC) recebem classificações de A, B ou C.

Selo Casa Saudável para ambientes construídos

selo casa saudavel imoveis

Para receber esse selo, os  imóveis passam por métodos de análise como a mensuração in loco com aparelhos validados, análises físico-químicas laboratoriais, provas documentais e outros. Todos esses processos são para verificar a saúde do meio ambiente, vistoriando campos eletromagnéticos, qualidade do ar e ventilação, a presença de compostos orgânicos voláteis, fungos e bactérias, qualidade da água, qualidade e quantidade de luz, acústica, paisagismo, sustentabilidade, manutenção saudável, etc. Esse selo classifica os imóveis em A,B e C de acordo com os pontos analisados. Tanto edifícios recém-construídos (NC), renovações ou reformas (Rn), como edificações pré existentes (EPE) podem receber a certificação.

Selo Casa Saudável para profissionais

selo casa saudavel profissionais

Esse selo garante que o profissional tem conhecimento sobre construção saudável, e sobre os  parâmetros de certificação e demais ferramentas relacionadas ao processo de avaliação de projetos e ambientes. Engenheiros, arquitetos e designers, executores da obra (pedreiros, auxiliares, mestres de obra, etc.), avaliadores ou vistoriadores, funcionários/empresas da manutenção e profissionais da saúde podem obter a certificação após se submeterem a exames teóricos e práticos.

Selo Casa Saudável para produtos

selo casa saudavel produtos

Esse selo garante que o produto em questão atende aos padrões e não será prejudicial à saúde daqueles que o manipulam, no momento da construção e para os usuários finais. Para isso, os produtos passam por testes físico-químicos laboratoriais que atestam a sua salubridade na interação com a vida humana.

Selo Casa Saudável para manutenção

selo casa saudavel manutençao

Esse selo avalia empresas de manutenção, desde profissionais que trabalham no local, quanto as substâncias e processos utilizados. Ele atesta que a empresa de manutenção utiliza de técnicas e produtos que não são prejudiciais aos usuários do ambiente que receberá o serviço.

Todos esses selos e processos são fundamentais para propagar o conhecimento sobre a utilização de técnicas saudáveis na construção e manutenção de ambientes. Procurar um profissional que segue os parâmetros de construção saudável e utilizar materiais que não prejudicam a saúde melhora a qualidade de vida de todos aqueles que utilizarão o local. Pode parecer um gasto a mais, mas  na verdade é um cuidado a mais com as vidas envolvidas e um gasto a menos com médicos para tratar as condições que um ambiente não seguro pode proporcionar. Além do que, um ambiente seguro é mais agradável. E quem não quer ficar mais confortável em sua casa ou ambiente de trabalho, não é mesmo? Conheça o projeto e usufrua das vantagens de se viver em uma casa saudável. Solicite a certificação no formulário abaixo:

Saiba mais sobre no site Selo Casa Saudável. Nele, você pode encontrar profissionais, imóveis e produtos certificados.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail