16 exemplos de upcycle para decoração

Compilação de objetos de decoração que utilizam o upcycle como escolha de reutilização de materiais

Upcycle para decoração

Todos os dias designers criam novos modo de se ver um objeto antigo. Nos últimos anos, muitos passaram a fazer tais criações com o meio ambiente em mente. Você conhece o processo upcycle de reutilizar materiais? É uma maneira de fazer reaproveitar um item para outra função sem alterar suas principais características.

Juntamos dezesseis exemplos de upcycle decorativos super criativos e interessantes:

1. Schränk, o tambor de óleo que virou armário

A empresa alemã Lockengeloet fez uso dos esquecidos barris de óleo, e os transformou em recipientes com inúmeras possibilidades. Com a ajuda de um abridor de lata especial, duas cordas de violão e dois ímãs, o barril vira um lindo (e um tanto quanto caro) item decorativo.

2. Miss Dondola


Feito por Angela Missoni, o Miss Dondola é um colorido balanço feito a partir das aduelas de barris de madeira conectados por meio de cordas. O projeto de Missoni faz parte de uma iniciativa da organização reabilitadora San Patrignano para dar uma vida nova à madeira, assim como a organização busca dar uma vida nova aqueles que precisam.

3. Chevrolet Banco de Jardim 1.0

Kathi Borrego é uma artista especializada em metal reciclado. A partir da porta traseira quebrada da caçamba de uma picape velha que seu pai havia a presenteado, Kathi e seu marido, um carpinteiro, trabalharam juntos para fazer um banco de madeira com os materiais que eles tinham disponíveis em casa. Como Kathi diz "Reutilize primeiro, recicle depois".

4. Luminárias da Vilma

Este item decorativo é uma produção nacional. Bem, mais ou menos. Vilma Farrell foi jornalista durante muitos anos no Brasil e agora é uma dona de casa e artesã vivendo em Nova Iorque. Vilma é dona da empresa Lampada, que vende luminárias feitas com filtros de café reciclados, e ganhou notoriedade entre os amantes de luminárias e os amantes de café.

5. Móveis de cinto de segurança

O designer de 28 anos, Jason Phillips, criou uma séries de móveis que utiliza cintos de segurança como material para seus produtos. O resultado é agradável, aconchegante e confortável. Trata-se de um produto amigável ao meio ambiente sem perder a elegância.

6. Prateleira de livros encanada

Se você gosta de ler ou simplesmente tem muitos livros em casa, conhece a sensação de ver sua prateleira ficando pequena. Ou será que são os livros que estão ficando maiores? De qualquer forma, prateleiras são legais e práticas quando você as compra prontas e meio sem graça na loja de materiais de construção. Bem, prateleiras eram práticas e sem graça até esta aqui. Feita de canos resgatados de obras a serem demolidas e de madeira reciclada, a Stella Bleu Design fez bem e fez muito bonito, não?

7. Tapete de couro

É horrível pensar em um tapete de couro, não é? Não precisa se preocupar, já que este tapete é feito a partir das etiquetas de couro encontradas em calças de denim (ou jeans). Por serem pequenas, são costuradas juntas várias etiquetas de couro, que irão garantir estabilidade e durabilidade para o produto. Um belo exemplo de upcycle, já que muitas vezes o couro encontrado nas calças jeans é descartado junto com o material principal.

8. Mario dá um upcycle na sua casa

Está na hora de Mario mudar de profissão. Criado pela TRoweDesigns, a luminária reutiliza um cano de metal e um isolador de vidro reciclado. Simples assim. E para ligar a luz? Basta reencenar um dos movimentos mais icônicos do mundo dos videogames.

9. 79 °C

Foi proposto à designer grega Nekki Trakidou um projeto: transformar um objeto abandonado e não utilizado em um móvel de estilo único. O nome 79 °C vem da temperatura da água no aquecedor, que é o objeto utilizado pela designer.

10. Banquinho de rolhas

Feito no formato de uma rolha, por rolhas em prol das rolhas, esse é Genuine Cork Stool. Feito a partir de centenas de rolhas de vinho, ele pode ser usado tanto no interior da casa quando do lado de fora, já que as rolhas fazem com que seja um ornamento leve, fácil de limpar e à prova de umidade.

11. Capachos de marinheiro

Feita originalmente por Sophie Auschauer da SerpentSea, os capachos são feitos de corda de marinheiros reciclada e enlaçados com nós de marinheiros que Auschauer aprendeu em uma viagem de barco em Nantucket.

12.T-Shirt Chair

Feita pela Green Furniture Sweden, a T-Shirt Chair é uma forma de metal preenchida por camisetas ou qualquer outro tecido que você tenha ao seu redor. Esse seu caráter permite a remoção fácil do tecido para lavagem e adição de outros tecidos que, segundo os criadores, pode ser uma documentação dos acontecimentos da sua vida em um móvel. Além de utilizar de um processo contínuo de upcycle, a empresa irá plantar uma árvore para cada metro de bancos ou cadeiras vendidas pela empresa.

13. Vespa Scooter multi-móvel

David Giametta resgatou uma moto Vespa do ferro-velho. A scooter não tinha mais conserto, mas isso não significou muito para Giametta, cujos talentos se encontram mais no design do que na mecânica. De uma scooter velha e quebrada renasceram dois lindo móveis: uma escrivaninha/apoio para notebook e uma espreguiçadeira.

14. Móvel de mineiro

Esta mesa de centro vai te levar de volta para o começo do século XX... Principalmente porque ela pertence ao começo do século XX! Essa foi a ideia da Ducotê Design. Eles resgataram carros utilizados em minas na França para transportar carvão e transformaram nesta linda mesa de centro.

15. O Melhor do metrô em sua casa

A 718 Made in Brooklyn é uma marca criada pelo ex-profissional de BMX, Jeff Mayers, para representar o melhor do lado urbano de Nova Iorque. Dentre os produtos vendidos, ele escolheu reciclar partes antigas da sinalização do sistema de transporte e criar sua própria coleção de móveis.

16. O upcycle do upcycle

O designer holandês Piet Hein Eek foi um dos primeiros designers a trabalhar com waste material e ficou conhecido por criar uma coleção de móveis usando objetos descartados na década de 90. Atualmente, Piet e sua equipe perceberam que suas criações ainda deixavam lixo para trás. O Waste Waste 40x40 é feito dos restos dos itens descartados cortados em 40 mm x 40 mm e reunidos para formar o móvel. Assista ao vídeo que mostra Eek falando sobre sua fascinação por materiais descartados e seu lugar de trabalho.


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail