Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Seu jardim tem condições ambientais únicas. Confira o sistema capaz de dar dicas especialmente para ele, além de regular a rega

Ter um jardim não é tarefa tão simples quanto parece. As plantas precisam de níveis variados de luminosidade e água, além de se adaptarem melhor a diferentes tipos de solo. Para te auxiliar nessa tarefa, surgiu o Edyn: um sistema inteligente de monitoramento de jardins que coleta as informações específicas.

O aparelho faz aferição de luminosidade, umidade do ar e do solo, temperatura, quantidade de nutrientes disponíveis e pH. Dessa forma, segundo seus criadores, ele vai além dos sensores de umidade do solo para jardim disponíveis no mercado, pois a umidade é apenas um dos parâmetros que devem ser analisados.

O diferencial do sistema está em tratar cada jardim de maneira única de acordo com suas condições ambientais específicas, explorando o potencial de cada ambiente ao sugerir quais tipos de plantas prosperariam nas condições encontradas.

O idealizador do sistema é Jason Aramburu, um ecólogo e cientista de solos que estuda a relação entre conservação e produção alimentar sustentável. Junto com Yves Behar, uma referência atual do eco-design, Aramburu desenvolveu um sistema de monitoramento inteligente de jardins, que foi lançado pela Kickstarter, uma plataforma de projetos criativos.

Funcionamento do Sistema

O sistema é dividido em dois aparelhos: o Edyn Garden Sensor, e o Edyn Water Valve. Ambos funcionam a base de energia solar e baterias de íon-lítio recarregáveis, sendo conectados via wifi à Edyn Cloud (uma nuvem de compartilhamento de dados).

O Edyn Garden Sensor emite um sinal elétrico no solo e mede como esse sinal é alterado ou atenuado pela água e aditivos presentes no substrato. O equipamento é calibrado para ser capaz de detectar mínimas variações das propriedades elétricas do solo associadas à trocas de umidade, acidez e fertilidade.

O Edyn Garden Sensor também capta parâmetros de nutrição do solo, umidade do ar e solo, quantidade de luz recebida pelas plantas e temperatura. A partir disso, cruza as informações do seu jardim com um banco de dados que contém dados meteorológicos da região na qual você vive, sendo capaz de indicar qual tipo de fertilizante é mais indicado para o tipo de solo que existe no jardim e quais tipos de vegetais tendem a prosperar nessas condições. Também indica a frequência com a qual os vegetais devem ser regados, para que a planta não receba menos ou mais água do que o necessário.

A Edyn Water Valve, ao contrário dos sistemas de irrigação convencionais, não segue um plano de irrigação previamente estipulado. Ela se adapta de acordo com as mudanças diárias nas condições ambientais. A quantidade de água a ser liberada pela sistema de aspersores é ajustada toda vez que o sistema detecta uma mudança causada por alterações nas condições ambientais do jardim. Você também pode controlar a quantidade de água a ser irrigada de onde estiver através do Edyn App (um aplicativo de celular). O sistema permite diminuir custos com a irrigação, bem como evitar o desperdício de água.

Se você se interessou pela inovação, confira o vídeo abaixo (em inglês), em que Aramburu explica o funcionamento do sistema criado por ele:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais