Dicas de lavagem de roupa

Saiba como lavar roupas de maneira mais sustentável na máquina

A eCycle pesquisou algumas dicas de como lavar roupas com menos impactos e desperdícios. Existem várias maneiras de colocar as tarefas domésticas em dia sem prejudicar a natureza. Aqui, vamos priorizar escolhas que também não vão pesar no bolso.

Eficiência da máquina de lavar

O ideal é usar o sabão em pó que tenha menos fosfato em sua composição e preferir aqueles em que a matéria-prima seja natural. Por exemplo: em vez de glicerina, é mais aconselhável usar óleo de coco. Fuja dos produtos com cloro e agentes branqueadores - ;eles costumam ser mais nocivos ao meio ambiente.

Certifique-se de lavar suas roupas apenas quando há muitas peças sujas, o suficiente para encher a capacidade máxima do tambor. O uso frequente prejudica a vida útil da máquina e pequenas lavagens gastam sabão e água sem necessidade. Vamos lembrar que a produção de uma máquina de lavar emite CO2. Portanto, quanto mais conservarmos nosso aparelho doméstico, melhor para o planeta.

Água quente

Use água quente apenas em lavagens que realmente seja necessário, como é o caso das toalhas, lençóis e roupas íntimas. A temperatura elevada é bactericida, mas não é preciso usar esse recurso em roupas do cotidiano. Por sinal, a água quente costuma encolher as peças de roupa e reduzir o tempo útil das mesmas.

Molho

Se as roupas estão muito encardidas, o interessante é deixá-las de molho por algumas horas antes da lavagem. Assim, a sujeira se desprende e sai mais fácil com apenas uma lavagem. Essa prática também dispensa o uso de alvejantes e economiza na lista de compras.

Secar só no varal

As roupas que secam naturalmente são mais saudáveis e ecológicas. O sol e a ventilação são agentes bactericidas e desodorizantes, deixando os tecidos menos propensos aos ácaros e cheirando melhor. ;As máquinas de secagem devem ser evitadas. ;Se não há varal ou lugar para pendurar as roupas, experimente usar cabides ou cavalos de roupa e deixe as peças próximas a uma janela. É preciso corrente de ar senão as peças ficam mal cheirosas.

Para o bom funcionamento da máquina de lavar é interessante programá-la para centrifugar apenas com água e meio copo de vinagre, uma vez ao mês, isso ajuda a remover o excesso de sabão e gorduras, garantindo o bom desempenho do aparelho e evitando entupimentos no cano de vazão da água suja. Confira também nosso Guia do sabão e veja como escolher melhor seus produtos.


Veja também:


 

Comentários  

 
+1 #1 2012-02-27 00:53
No lugar do amaciante o vinagre faz as vezes muito bem, desinfeta e não deixa cheiro. Experimentem!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail