Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça quatro estruturas fantásticas feitas com reutilização de materiais

Apesar de a reciclagem ter uma enorme importância, a regra dos três “erres” ainda conta com a redução e a reutilização. Existem alguns projetos ao redor do mundo que transformam a última regra citada em um aspecto de outra natureza. A eCycle te mostra agora quatro estruturas fantásticas feitas a partir de reutilização de materiais.

1. EcoARK

O inovador e impressionante EcoARK, em Taiwan, é um monumento à reciclagem.  O prédio de três andares de altura, com um anfiteatro e sala de exposições, foi construído usando 1,5 milhões de garrafas plásticas. A energia solar ajudar o edifício a executar a iluminação LED na parte externa durante a noite. O grupo responsável pela construção teve a iniciativa para demonstrar à população local a importância do tema, já que o índice de reciclagem de garrafas plásticas no país é de apenas 4%.

2. Plastiki

Um barco feito de garrafas reutilizadas

Em 2010, o Plastiki, barco feito com 12,5 mil garrafas plásticas, cruzou o oceano pacífico – de São Francisco, nos EUA, até Sydney, na Austrália – em quatro meses. O barco foi feito majoritariamente a partir de materiais reciclados, incluindo garrafas plásticas, tubos de irrigação, alumínio recuperado de tubos de irrigação e pano composto por garrafas PET, utilizado para a vela.

3. Ilha purificadora

A Midwest Floating Island é um sistema de purificação de águas pluviais em formato de pequenas “ilhas” que utiliza garrafas plásticas recicladas. As ilhas são “projetadas para suportar vegetação acima da linha da água e beneficiar o habitat microbioano abaixo dela”, de acordo com o website. Assim, as ilhas reutilizam garrafas de plástico, mas também fornecem habitat microbiano e limpam a água.

4. Estufa

A Sustainable Communities Initiatives, na Escócia, projeta e ajuda a construir estufas feitas de garrafas de plástico. Este projeto teve grande aceitação nas escolas pelo fato de as crianças aprenderem não apenas como construir a estrutura, mas também a importância de reduzir e reutilizar. No entanto,  qualquer um pode fazê-lo, você só precisa de centenas de garrafas de plástico, um pouco de experiência e algumas horas de trabalho duro.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais