Empresas testam combustível de avião feito com óleo de cozinha usado

Inovação ainda está em fase de testes. Se der certo, pode reduzir em até 40% as emissões de combustíveis de avião

A Air Canada e a Airbus anunciaram, há cerca de 10 dias, que estão realizado testes para o primeiro voo com biocombustível derivado de óleo de cozinha reciclado. O trajeto adotado deverá ser entre Toronto (CAN) e a Cidade do México (MEX).

As empresas alegam que essa e outras medidas devem resultar em uma redução de 40% nas emissões do voo AC 991. De acordo com a Air Canada, a aeronave A319 fará o voo mais ecológico já realizado por uma empresa aérea.

O combustível utilizado é uma mistura de partes iguais de combustível convencional usado regularmente pelos aviões e um biocombustível desenvolvido a partir da reciclagem do óleo de cozinha.

Em um comunicado, a companhia aérea alega que a mistura, desenvolvida pela empresa SkyNRG, foi certificada e é totalmente seguro para uso em aeronaves, sem necessidade de qualquer modificação nos sistemas.

Para reduzir ainda mais o nível de emissões, o voo realizará a rota mais direta entre Toronto e Cidade do México. Ainda segundo a Airbus, será utilizado o chamado perfil de voo vertical, mais eficiente e econômico, além da aplicação do planejamento de descida contínua, que poupa combustível e limita os ruídos.

Ainda não há previsão para a efetivação da troca de combustível.

Veja também:
-Americano transforma iMac antigo em aquário
-Estudante transforma eletrodomésticos sem uso em linha de produtos sustentáveis


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail