Designer desenvolve garrafa de água biodegradável feita com espécie de gelatina

Designer islandês Ari Jónsson usou um pó derivado de algas marinhas para desenvolver uma garrafa de água que se decompõe rapidamente

garrafa de ágar

O estudante de design Ari Jónsson apresentou seu projeto de garrafa biodegradável em março de 2016 num prêmio de design islandês chamado DesignMarch, depois de pesquisar os danos que garrafas plásticas causavam ao meio ambiente.

Após descobrir que aproximadamente 50% do plástico é usado apenas uma vez e depois jogado fora, o designer percebeu que era urgente a necessidade de diminuir o uso desse material que, além de muitas vezes ser jogado fora após um único uso, demora anos para se decompor na natureza. Ele deu início então aos estudos para descobrir que material poderia substituir o plástico das garrafas d'água e descobriu o ágar-ágar, um tipo de pó extraído de algas marinhas.

O pó do ágar-ágar, quando misturado com água, forma uma gelatina. O que Jónsson fez foi aquecer a substância antes de colocá-la no molde que estava no freezer, submergir o molde em água gelada até que o líquido tomasse a forma da garrafa e depois colocar a garrafa por mais um tempo num refrigerador antes de remover o molde.

A garrafa se mantém no formato apenas enquanto estiver com água dentro. Depois de vazia, ela começa a se decompor. Segundo o designer, se a garrafa estiver muito fina ou com algum buraco, é só reaquecer e levar ao molde novamente. Como a garrafa é feita só de materiais naturais, não há problema em beber a água de dentro dela, mas Jónsson avisou que após um tempo a água pode pegar um pouco do gosto da garrafa - ele até sugeriu a possibilidade de que as pessoas comessem a garrafa quando ela estivesse vazia.

Fonte: Index Design to Improve Life

Veja também:
-Algas marinhas: muitos benefícios além da famosa culinária japonesa
-Kelp: alga marinha de grande poder nutricional tem diversos usos
-Empresa utiliza algas cultivadas no esgoto para gerar biodiesel e água
-Energia elétrica pode ser gerada por plantas, segundo pesquisas


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail