Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Criado por suíços, nova máquina substitui o Solar Impulse, que quebrou vários recordes

Um avião que se locomove apenas com energia solar. A ideia parece boa, não? Imagine se, além disso, ele pudesse viajar à noite entre dois continentes e até dar a volta ao mundo. Após quebrar diversos recordes, o novo desafio dos criadores suíços do Solar Impulse, Bertrand Piccard e André Borchberg, é justamente contornar o globo a bordo de uma aeronave sem uma gota de combustível. Para isso, eles desenvolveram o Solar Impulse 2.

A ideia é realizar cerca de dez voos, alguns durando até cinco dias consecutivos. Haverá apenas duas pessoas na tripulação – os criadores do projeto, que também são pilotos e irão se revezar no manche. A missão toda deve levar cinco meses, iniciando-se em março de 2015.

As localizações de paradas ainda não estão definidas. A equipe está em conversação com cidades e aeroportos. Só se sabe que o Golfo Pérsico será a central de apoio, além de base para os voos.

Nova aeronave

Para essa empreitada, um novo Solar Impulse teve de ser construído (confira mais sobre o modelo anterior aqui). Com a diferença de ter um 2 à frente de seu antigo nome, a aeronave tem 72 metros de envergadura (maior que um Boing 747). Ele é cobertor por 17.248 células fotovoltaicas e que possuem apenas 135 mícrons de espessura.

A energia solar captada é armazenada em baterias de íon-lítio, que abastecem o avião de quatro motores durante a noite.

Por trás da ideia está a visibilidade para a utilização de combustíveis alternativos em aviões, que são grandes poluidores (veja mais aqui).

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site oficial.

Veja também:
Segunda versão de avião movido a energia solar fará voos em 2014
O impacto ambiental do transporte aéreo


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais