Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça filmes sobre sustentabilidade que te farão repensar seu papel no meio ambiente e o impacto de suas ações

Os filmes sobre meio ambiente, apesar de terem a premissa de retratar a “realidade”, continuam sendo filmes. Ou seja, são construções audiovisuais que mostram conceitos a partir de certos pontos de vista. Mesmo assim, eles podem ter o poder de sensibilizar o espectador ao mesmo tempo em que informam direta ou indiretamente.

A força da imagem e a combinação com uma boa direção podem fazer com que as pessoas percebam a dimensão de questões que não aparecem tanto no dia a dia. Às vezes, matérias de sites e jornais não mostram os efeitos de ações do humano no meio ambiente. Entretanto, após ouvir e assistir ao impactante conjunto de sons e imagens de um filme, é difícil não se sentir envolvido com a causa.

Vista aérea da Terra Indígena Yanomami
Filme A Última Floresta aborda realidade de comunidade indígena Yanomami

Se você tem interesse em mudar, um bom início é ter contato com esse universo de boas produções informativas. Existem grandes documentários e filmes sobre meio ambiente e sustentabilidade ao redor do mundo. Aqui você pode conferir uma lista com alguns deles:

Filmes sobre meio ambiente

Agora veja algumas indicações de filmes sobre meio ambiente e sustentabilidade:

O Sal da Terra (2014)

O documentário, dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, retrata a trajetória do renomado fotojornalista Sebastião Salgado. O fotógrafo se dedicou em sua carreira às questões sociais e ambientais. 

O documentário conta, por meio do olhar de Salgado, um pouco da história humana e seu impacto sobre o planeta. Também mostra a faceta exploratória de recursos naturais, a relação de diversas civilizações com a natureza e a guerra. Além da magnitude do meio ambiente.

O filme mostra imagens da série Gênesis, que são resultado de uma expedição épica redescobrindo montanhas, desertos e oceanos, animais e povos que se mantêm aparentemente intocados da marca da sociedade moderna. Além disso, o documentário conta a história do Instituto Terra, de Salgado e sua esposa. Ele surgiu com o objetivo de recuperar a Mata Atlântica original na antiga fazenda de gado de sua família. 

O sonho e o projeto expostos no documentário expressam o pensamento de que a destruição da natureza pode ser revertida. O Sal da Terra, apesar de ser um documentário, é uma ótima indicação para quem está buscando filmes sobre meio ambiente.

Koyaanisqatsi (1982)

Quem busca filmes sobre sustentabilidade provavelmente acha que as questões ambientais de atualmente deixam a vida das pessoas um pouco maluca. E Koyaanisqatsi tem um pouco a ver com essa ideia. Na língua hopi, Koyaanisqatsi significa “vida maluca, vida em turbilhão, vida fora de equilíbrio, vida se desintegrando, um estado de vida que pede uma outra maneira de se viver”.

O documentário, dirigido por Godfrey Reggio e orquestrado por Philip Gass, expõe a relação da humanidade com a natureza de modo crítico e questionador. Por meio de linguagem poética, ele constrói um diálogo sobre o impacto do ser humano no meio ambiente. Isso com imagens em câmera lenta e em time-lapse, sem uso de diálogo ou narração. Koyaanisqatsi é o primeiro filme da trilogia Qatsi, toda dedicada aos diferentes aspectos das relações entre humanos, natureza e tecnologia.

Home (2009)

Dirigido pelo jornalista, fotógrafo e ambientalista Yann Arthus-Bertrand, o filme conta com imagens aéreas monumentais de diversos lugares da Terra. Uma frase marcante do filme, que reflete sua intenção, é: “O nosso ecossistema não tem fronteiras. Onde quer que estejamos, as nossas ações terão repercussões”.

A narração insere questões ambientais que dialogam com as paisagens: a evolução histórica dos seres humanos, a industrialização, a agricultura, a descoberta do petróleo, as extrações de minerais, os hábitos de consumo criados e principalmente os impactos que estamos vivendo e viveremos em decorrência disso. Não tem como não refletir sobre sustentabilidade depois de ver Home.

2012 – Time for Change (2010)

A produção, dirigida por João Amorim, acompanha o jornalista americano Daniel Pinchbeck, autor do bestseller2012: The Return of Quetzalcoatl“. Ele expõe as questões ambientais por um paradigma que mescla a sabedoria tradicional de culturas tribais e o método científico. O documentário tem entrevistas de personalidades como Sting, David Lynch, Paul Stamets, Gilberto Gil, entre outros. Além de passar a mensagem de que um dos principais empecilhos para a mudança da situação é a consciência individual.

Para evitar uma catástrofe mundial, todas as pessoas devem estar dispostas a fazer grandes mudanças em seus hábitos diários. Assim, abrindo mão de certos confortos, em nome de um bem maior. O documentário discute:

  • Experiências de meditação;
  • Importância de construções sustentáveis;
  • Movimento de contracultura;
  • Alternativas de sustentabilidade para o dia a dia;

Virunga (2014)

O documentário, de Orlando von Einsiedel e produzido por Leonardo Di Caprio, mostra de forma emocionante a coragem e o esforço de homens comprometidos com a conservação ambiental. Eles são um pequeno grupo de guardas florestais que protegem Virunga, o mais antigo parque nacional da África, na República Democrática do Congo. As florestas do parque abrigam os últimos 800 gorilas da montanha do planeta, grandes jazidas minerais e uma enorme biodiversidade. Dispostos a sacrificar a vida pelo Virunga, os guardas enfrentam constantes investidas de paramilitares, caçadores e mineradoras.

Mission Blue (2014)

Dirigido por Robert Nixon e Fisher Stevens, Mission Blue está disponível na Netflix. Ele se assemelha a O Sal da Terra, por também contar a história de uma grande personalidade em busca de um objetivo maior – que é a conscientização ambiental. Ele mostra a biografia da renomada bióloga marinha Sylvia Earle e ao mesmo tempo faz importantes denúncias sobre a condição dos oceanos. Os avanços dos impactos das ações humanas nos oceanos e a importância destes são os focos que pautam a sustentabilidade.

Chasing Ice (2012)

Muito se fala sobre o aquecimento global, mas poucas pessoas realmente têm noção dos efeitos que já atingem nosso planeta. Se você é uma dessas pessoas que não se convence por números, assista ao documentário Chasing Ice, dirigido por Jeff Orlowski. O filme mostra a expedição do fotógrafo James Balog ao Ártico.

O premiado fotógrafo recebeu o desafio da publicação National Geographic de retratar os efeitos da mudança climática no planeta. Para isso, ele desenvolveu o projeto “Extreme Ice Survey” (Pesquisa Radical no Gelo). Foram posicionadas câmeras resistentes em locais perigosos para produzir imagens do derretimento durante alguns anos. Com o efeito de time-lapse, é possível observar mudanças drásticas nas geleiras.

Mataram Irmã Dorothy (2007)

O documentário, dirigido por Daniel Junge, mostra o desafio que é ser ativista da causa ambiental na Amazônia. Para isso, a morte da missionária norte-americana Dorothy Mae Stang e as questões que envolvem o julgamento do crime são contadas. 

Ela vivia no Pará para ajudar a colocar em prática o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) e lutou contra o desmatamento da Amazônia. Uma questão que fica clara no documentário é a indiferença à realidade diária da região amazônica. A luta sangrenta pela terra enquanto a floresta nativa é destruída para dar origem a pasto para gado. Quem assiste ao “Mataram Irmã Dorothy” não deixa de pensar nas relações entre consumo de carne e sustentabilidade.

Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade (2014)

O filme Cowspiracy foi pensado pelo cineasta Kip Andersen após ele se deparar com dados da ONU que apontam a agricultura animal com mais emissões de gases que todo o setor de transportes. Além disso, ficou intrigado com o fato de grandes ONGs ambientalistas ignorarem a causa número um da destruição do planeta. 

Se você se preocupa com emissões de gases, desmatamento e consumo de água deve se preparar para os dados alarmantes da degradação ambiental. Degradação essa que é decorrente da indústria agropecuária denunciada pelo documentário.

Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo (2012)

Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo“, dirigido por Candida Brady e com o ator Jeremy Irons no elenco, aborda a questão do lixo em si, mas também o destino dos resíduos. O filme é dividido em três partes: avaliação, solução (errada) e tomada de uma decisão mais correta. Percorrendo todo o hemisfério norte, Irons mostra como diversos governos tratam a questão do lixo. Além de expor curiosidades e algum conteúdo aprofundado sobre ecologia.

In Transition 2.0 (2012)

In Transition 2.0” retrata o movimento Transition, que propõe respostas em pequena escala de comunidades nas áreas de alimentação, transporte, energia, educação, lixo e artes. A produção mostra histórias de pessoas comuns que têm feito coisas extraordinárias no mundo todo. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais