Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Bitucas de cigarro encabeçam a lista, seguidas pelas sacolinhas plásticas

A ONG Ocean Conservancy, que atua na proteção dos oceanos de todo o mundo, divulgou dados preocupantes. Aproximadamente 3,5 mil toneladas de detritos foram retirados dos litorais, oceanos e outros corpos de água em diversas partes do mundo, durante o International Coastal Clean-Up Day (Dia Internacional para Limpeza das Costas Marítimas – tradução livre), no ano de 2011.

Bitucas de cigarro encabeçaram a lista de detritos mais coletados com mais de 3,2 milhões de unidades. Elas foram seguidas por 1,4 milhões de sacolas plásticas. Chama atenção o número de pneus: 26,5 mil,  o suficiente para a locomoção de 5,3 mil automóveis, incluindo o estepe.

Veja abaixo a lista dos 10 detritos mais encontrados:

-Cigarros e filtros: 3,216,991
-Sacolas plásticas: 1,377,141
-Embalagens de alimentos: 942,620
-Tampas: 937,804
-Garrafas plásticas: 714,89
-Sacolas de papel: 530,607
-Canudos e mexedores: 509,593
-Copos, pratos e talheres: 441,053
-Garrafas de vidro: 434,990
-Latinhas: 401,412

Os ecossistemas litorâneos são frágeis e estão ameaçados em todo o globo pela pesca predatória e pela poluição. Respeitar algumas regras ao frequentar esses ambientes só traz ganhos para os banhistas e para a natureza.

Ao visitar as piscinas naturais que se formam com a variação das marés, não remova nenhum item ou criatura de seu habitat. Preste atenção aonde pisa quando estiver caminhado nas pedras ou recifes. É importante que as piscinas naturais não sofram danos decorrentes da atividade humana. São ecossistemas delicados que levam muitos anos para se recuperar. As criaturas mais comumente removidas das piscinas naturais são o polvo pintado, ouriços, mexilhões, lapas e caramujos.

Dependendo da localidade, muitas piscinas naturais são protegidas e a coleta de animais e objetos pode ser punida com multa. Aproveite a praia com boas maneiras, em prol da natureza e dos banhistas.

Imagem: Tony Willis

Veja também:
Instalação de coletores de bituca em locais públicos vira lei no Paraná
Projeto promove turismo sustentável na Ilha de Marajó


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais