Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A taiga ocorre nas altas latitudes do Hemisfério Norte, em regiões de climas temperados continentais, como Canadá, Suécia, Finlândia e Rússia

Taiga, ou floresta boreal, é uma formação vegetal típica da zona temperada. Ela ocorre nas altas latitudes do Hemisfério Norte, em regiões de climas temperados continentais, como Canadá, Suécia, Finlândia e Rússia. Neste último país, a taiga cobre mais da metade do território. 

A taiga é uma formação bastante homogênea, na qual predominam coníferas do tipo pinheiro. Ela foi largamente explorada com a retirada de madeira para ser usada como lenha e para a fabricação de papel e móveis. Hoje, a madeira é obtida a partir de árvores cultivadas, em um processo denominado silvicultura.

Principais características

Vegetação da taiga

A taiga é uma formação vegetal composta predominantemente por árvores de grande porte, sendo homogênea e pouco diversificada. Não há presença de vegetação rasteira, já que a cobertura vegetal das coníferas impede a chegada de luz solar no solo, dificultando o crescimento de plantas menores. 

As espécies vegetais da taiga são típicas do clima frio. Sendo assim, possuem estruturas como caules grossos, que as protegem das baixas temperaturas, e folhas aciculifoliadas, que impedem a acumulação de neve.

Solo da taiga

O solo da taiga é raso e muito pobre em nutrientes. Isso acontece por conta de fatores como a escassa decomposição de matéria orgânica, a baixa incidência da luz solar e a existência frequente de camadas de neve.

Clima da taiga

Nas regiões de floresta boreal, o clima é temperado continental. Em resumo, ele possui as quatro estações do ano bem definidas, variações de temperatura diária e anual bastante acentuadas (de -50 °C a 20 °C) e índices pluviométricos pequenos. 

Flora da taiga

A flora da taiga é composta por uma vegetação homogênea formada por árvores de grande porte, troncos grossos, raízes profundas e folhas aciculifoliadas. Na taiga, predominam espécies vegetais do grupo das gimnospermas, como coníferas (pinheiros, abetos e larícios), bétulas, faias pretas, musgos, entre outras. 

Fauna da taiga

A fauna da taiga compreende um conjunto de animais com elevada adaptabilidade ao clima frio e inóspito desse bioma. Entre os diversos mecanismos de sobrevivência, estão a hibernação e a migração, realizadas nas estações mais frias do ano. As principais espécies animais encontradas na taiga são lobo-da-tundra, urso-pardo, alce, cervo, coruja-boreal, entre outros. 

Exploração madeireira

A taiga possui uma grande disponibilidade de madeira, sendo alvo de explorações madeireiras por parte de indústrias moveleiras e de celulose. Isso faz com que a formação vegetal seja amplamente degradada e desmatada. As principais consequências desses processos são a perda da biodiversidade local, a erosão do solo e a diminuição da qualidade do ar e da água.