A Waitrose, principal varejista do setor de alimentos do Reino Unido, anunciou que não terá mais copos descartáveis para o café dos clientes
A rede de supermercados britânica Waitrose oferece um café ou chá grátis para os seus clientes fidelizados que forem fazer compras. A partir do final de abril, no entanto, quem quiser uma bebida gratuita precisará levar seu próprio copo reutilizável. A medida começa a valer inicialmente apenas em algumas unidades da rede e faz parte do esforço de reduzir o lixo e o desperdício de itens plásticos.
Desde que a China parou de aceitar alguns tipos de lixo reciclável, países como o Reino Unido e os Estados Unidos vêm enfrentando dificuldade para lidar com seu lixo, o que pressiona por campanhas de conscientização, redução do consumo e produção de lixo desnecessário e também pela implantação de novas leis que combatam a produção crescente de resíduos.
A Waitrose se juntou a esse esforço, anunciando que até o final do outono europeu pretende banir todos os copos de café descartáveis de suas lojas. Inicialmente, nove lojas vão adotar a medida no próximo dia 30 de abril, como forma de testar a mudança antes que ela seja implantada em todas as unidades da rede varejista espalhadas pelo Reino Unido. Segundo a companhia, a medida deve poupar o descarte de 52 milhões de copos por ano.
Um levantamento recente do parlamento britânico indica que o país joga no lixo cerca de 2,5 bilhões de copos de café descartáveis por ano. Esses copos não podem ser reciclados pelo sistema normal, já que são compostos por uma mistura de papelão com uma camada interna de polietileno, que é difícil de remover. O resultado é que apenas um a cada 400 copos é reciclado. O restante se acumula em aterros, lixões e, eventualmente, pode escapar e terminar sua vida útil como lixo oceânico.
- O que é plástico oceânico?
- Entenda o impacto ambiental do lixo plástico para a cadeia alimentar
- Os oceanos estão virando plástico
- Qual é a origem do plástico que polui os oceanos?
A Waitrose espera que a medida ajude a conscientizar os clientes para o impacto ambiental causado pelo descarte dos copos de café. O movimento é ousado e tem sido aplaudido por entidades ambientais.