Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Tecnologia fácil de transportar é formada por pequenos reatores nucleares

A empresa californiana Radiant desenvolveu um pequeno reator nuclear compacto, portátil e de “baixo custo”. Ele cabe em um contêiner de transporte, abastece cerca de mil residências e usa gás hélio em vez de água.

Fundada por ex-engenheiros da SpaceX, a Radiant contou com a aplicação de 1,2 milhão de dólares de investidores.  A engenhoca foi desenvolvida especificamente para ser portátil, fácil de implantar e eficaz onde quer que esteja, de comunidades remotas a áreas de desastre.

Porém, a Radiant também está de olho no mercado bélico, com a função de abastecer com energia grandes bases militares instaladas em áreas remotas por quatro a oito anos. Seu diferencial é que não gera gases poluentes como os atuais geradores a diesel nem demanda caminhões cheios de combustível para o abastecimento.

Radiant
Imagem: Divulgação

De acordo com seus desenvolvedores, a Radiant resiste a temperaturas mais altas quando comparada aos combustíveis nucleares tradicionais. Além disso, usar o hélio reduz os riscos de corrosão, fervura e contaminação. 

A Radiant se junta a uma série de empresas que agora trabalham em reatores nucleares compactos, e um número menor se concentra especificamente em unidades portáteis.