Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre o processo de prevenção e tratamento do câncer e como ele é feito

Os processos de prevenção e tratamento do câncer são feitos separadamente, uma vez que um foca na doença já desenvolvida e o outro na sua precaução. Existem diversos métodos, alimentos e dicas que prometem prevenir o câncer, como uma vida saudável e balanceada, sem hábitos nocivos. Já o tratamento, envolve uma série de medidas como a radiação e a quimioterapia. 

Embora a prevenção possa ajudar em casos específicos de câncer, a doença crônica pode ser desenvolvida até em pessoas saudáveis. Fatores como a genética e outras pré-disposições e fatores de risco podem influenciar o aparecimento da condição. 

De acordo com a OMS, o câncer é a segunda maior causa de mortes globais, contabilizando milhões de perdas todos os anos. Só em 2018, cerca de 9 milhões de pacientes morreram da condição. 

Entre os tipos de câncer mais comuns estão o de próstata, pulmão, colorretal, estômago e fígado. 

Tratamento 

O tratamento do câncer é feito principalmente por processos de quimioterapia e radioterapia. Eles podem ser usados de formas diferentes, como: 

  • Tratamento primário: Feito para remover o câncer completamente ou matar as células cancerígenas. Ambas as técnicas mencionadas podem ser usadas, porém, a mais comum dentro do tratamento primário é a cirurgia. 
  • Adjuvante: Seu objetivo é matar as células cancerígenas remanescentes do tratamento primário para reduzir a chance de sua aparição. As técnicas de tratamento mais utilizadas durante o tratamento adjuvante são a quimioterapia, radioterapia e a terapia hormonal. 
  • Paliativo: Usado para alívio dos sintomas do tratamento ou da própria doença. Radiação, quimioterapia, cirurgia e medicamentos são os tipos mais comuns de tratamento paliativo. Ele pode ser feito ao mesmo tempo que os outros tipos de tratamento. 
Imagem de National Cancer Institute no Unsplash

Quimioterapia e radioterapia

Embora ambos sejam tratamentos para o câncer, a quimioterapia e a radioterapia são diferentes. Enquanto a radioterapia conta com a radiação, a quimioterapia é caracterizada pelo uso de medicamentos para diminuir e matar as células cancerígenas. A quimioterapia viaja pelos vasos sanguíneos e ataca todas as células cancerígenas que encontrar, não apenas de um local específico, como a radioterapia.

Todo tipo de câncer é diferente, portanto, é difícil comparar a efetividade de ambos os tratamentos. Entretanto, muitos especialistas sugerem que, após a cirurgia, a radioterapia é um dos melhores tratamentos contra o câncer

Prevenção 

Especialistas sugerem que o melhor tipo de prevenção do câncer é a triagem regular. Uma matéria publicada pela Mayo Clinic explica que a triagem é capaz de identificar a doença em seus primeiros estágios, o que potencializa o tratamento e aumenta a probabilidade de cura. 

Entre outras dicas sobre a prevenção estão: 

Evitar o tabaco 

O ato de fumar está associado com diversos tipos de câncer além do pulmão, como boca, garganta, laringe, pâncreas, bexiga, de colo de útero e rim. Portanto, evitar o contato com o tabaco, mesmo a exposição secundária, pode ajudar a prevenir alguns tipos da doença. 

Dieta saudável 

Um dos pilares de uma vida inoportuna de doenças é a alimentação saudável. Alimentos como carnes processadas, por exemplo, já foram associadas ao desenvolvimento do câncer, desse modo, evitá-las pode ser o melhor caminho. 

Baseie sua dieta em vegetais, frutas e legumes, certificando-se de atingir todos os valores nutricionais diários necessários. Algumas dietas específicas, como a mediterrânea, já foram utilizadas na prevenção do câncer de mama.

Em outros casos, vale a pena conferir alguns alimentos com propriedades preventivas, como o cogumelo-do-sol — que foi analisado como um potencial preventivo do câncer de próstata

Beba com moderação

O consumo excessivo do álcool pode resultar no desenvolvimento dos cânceres de mama, rim, cólon, pulmão e pâncreas. Além disso, ele está associado com diversas outras condições que podem colocar a saúde em risco.

Exercícios físicos 

O controle do peso e a prática de exercícios físicos, assim como a dieta saudável, é um pilar para a saúde em geral. 

Protetor solar 

Se proteger do Sol e o uso de protetor solar ajudam a prevenir o câncer de pele, um dos tipos mais comuns da doença. A ida regular ao dermatologista para a inspeção de manchas ou pintas também pode ser um meio preventivo ou uma forma de potencializar o tratamento do câncer

Além do Sol, evite o uso de camas de bronzeamento, uma vez que esses métodos também podem ser prejudiciais. 

Vacinas

As vacinas são um meio de prevenção de diversas doenças e contribuem com a saúde em nível mundial. Vírus como o da hepatite B e o da HPV podem resultar no desenvolvimento de câncer, portanto, procure manter a carteira de vacinação atualizada.