No I Seminário de Reservas de pesca no Estuário do Rio Paraíba, pescadores, marisqueiras e instituições públicas unem-se para conservar esse patrimônio natural
Por Gustavo Rodrigues – IFPB | Nesta sexta-feira (04/07), o IFPB Campus Cabedelo sedia o I Seminário de Reservas da pesca no Estuário do Rio Paraíba que traz para debate o tema Meio ambiente, trabalho, renda e pescado na mesa e contou com a presença da Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Josi Batista.
De acordo com a Diretora de Desenvolvimento de Ensino, em exercício, professora Valéria Camboim Goes, “hoje estão aqui reunidas comunidades de pescadores, marisqueiras e também instituições como SPU, Ministério Público Federal, Secretaria Nacional de Pesca e nós do IFPB, como mediadores deste momento em que as comunidades tentam iniciar o processo de criação de uma reserva de pesca no estuário do Rio Paraíba”.
Para os organizadores do seminário, o estuário do Rio Paraíba é um ambiente de rara harmonia, onde as águas doces do rio se encontram com o mar, criando um ecossistema vital para a vida aquática e para as comunidades que dele dependem. No entanto, seu equilíbrio está ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada, poluição por resíduos industriais e domésticos, que causam a destruição dos manguezais, degradando o estuário.
A programação prevê o debate e a exposição dos temas: As populações tradicionais e seus direitos no território e Anseios para o fortalecimento das comunidades locais, além de oficina com os participantes. Para os organizadores do seminário, “juntos, podemos construir caminhos para proteger o estuário, garantindo um meio ambiente saudável, trabalho digno, renda justa e pescado na mesa para as gerações presentes e futuras”.
Este texto foi originalmente publicado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), de acordo com a licença CC BY-SA 4.0. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.