Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Estudos mostram que no período Paleolítico já existia reutilização de ferramentas

Segundo estudos realizados na Catalunha, região localizada na Espanha, a reciclagem não é uma atividade dos dias atuais, muito pelo contrário. Evidências mostram que no período Paleolítico da História, os homens já reciclavam seus artefatos de pedra.

Na Universitat Rovira e Virgili e no Instituto Catalán de Paleoncologia Humana y Evolución Social (IPHES), cientistas e pesquisadores, depois de analisarem artefatos queimados encontrados no sítio arqueológico de Molí del Salt, em Tarragona, concluíram que, há 13 mil anos, a reutilização de utensílios era comum no dia–a-dia das pessoas.

O fato dos objetos estarem queimados é um dos maiores indícios de que havia reciclagem de ferramentas, de acordo com o que a equipe de cientistas declarou para o jornal espanhol El Mundo. Apesar da grande quantidade de utensílios queimados encontrados, os arqueólogos também afirmam que essa prática não se aplicava a todos os tipos de ferramentas.

Segundo as análises, a reciclagem era mais comum em atividades domésticas, que eram de necessidades imediatas. Para práticas como a caça, a reutilização de utensílios era menos usual.

A reciclagem na antiguidade também pode ter sido fator determinante nas aldeias de caçadores e recoletores do período Paleolítico, mas até agora existem poucos estudos a respeito da reutilização de ferramentas na Pré-História. O artigo publicado em agosto no Journal Of Archaeological Science sobre as pesquisas dos catalães pode ajudar a descobrir mais informações sobre esta atividade.


Imagem: www.boasnoticias.pt


Veja também: