Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Do que se consiste o estado de calamidade e a situação de emergência

O estado de calamidade pública é decorrente de situações de desastres naturais ou provocados que podem causar danos humanos ou ambientais e prejuízos para o país. Ele é resultado da resposta do poder político e de sua capacidade de lidar com a crise em vista.

Já a situação de emergência consiste em evitar possíveis problemas maiores. Geralmente, é decretado antes da crise efetivamente acontecer e alerta a população para o que pode acontecer. Por isso, é possível dizer que a situação de emergência é uma forma de precaução e o estado de calamidade pública é decretado quando a ocasião de perigo já aconteceu e oferece riscos à população e ao país como um órgão. 

De acordo com a lei, enquanto a situação de emergência oferece o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder político, o estado de calamidade pública implica o comprometimento substancial. 

COVID-19 criou condições para a emergência de ‘superfungo’ no Brasil

Covid-19

Em março de 2020 o Congresso Nacional aprovou o decreto que estipulava que o Brasil entrava em estado de calamidade pública diante da nova pandemia de coronavírus

Por conta desse acontecimento, foi decretado que o governo iria dispor a população uma quantia reconhecida como auxílio emergencial para pessoas de baixa renda. De acordo com a LEI Nº 14.017, 3 bilhões de reais foram investidos para auxiliar famílias e empresas afetadas diretamente pela Covid-19 e seus efeitos. 

A lei foi sancionada em março de 2020 e teve a validade de nove meses, sendo finalizada em dezembro de 2020. 

Imagem de Jérémy Stenuit no Unsplash

O primeiro caso internacional de Covid-19 foi reconhecido no final de 2019. Logo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a possibilidade de uma epidemia de nível mundial. 

Com o reconhecimento de uma possível ameaça à saúde nacional, seria possível a decretação de uma situação de emergência. Onde algumas ações premeditadas poderiam evitar um eventual estado de calamidade pública

Desastre de Mariana causa fortes impactos ambientais na região

Solicitação de reconhecimento

Estados, municípios e Distrito Federal afetados por desastres podem fazer a solicitação de reconhecimento de situações de emergência ou estado de calamidade pública para o governo através do site.

O tempo de processo não foi estimado e sua resposta deve ser consultada no site ou na publicação do Diário Oficial da União. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais