Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Com transmissão pelo Youtube de 4 a 8 de outubro, evento terá participação de José Goldemberg e outros pesquisadores da área de energia

Por Jornal da USP – Com o objetivo de discutir o cenário da geopolítica da energia no contexto de transição energética, será realizado de 4 a 8 de outubro o I Encontro de Geopolítica da Energia da USP com o tema Petróleo, Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar. O evento é promovido pelos grupos de estudos Thiers Fleming, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Dialética da Dependência, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), e pelo Centro Ibero-Americano do Instituto de Relações Internacionais (IRI), todos da USP. Os debates são abertos ao público com transmissão pelo Canal da FFLCH no Youtube.

A conferência de abertura será ministrada pelo ex-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina, Enrique Garcia, que foi catedrático da Cátedra José Bonifácio, em 2019. O encerramento será realizado pelo ex-ministro, ex-reitor e professor da USP José Goldemberg. Entre os debates, estão previstas discussões sobre origem, uso histórico e geopolítica das fontes de energia, integração energética da América Latina e o sistema internacional agroalimentar.

“A geopolítica, como ferramenta de análise e ação, é historicamente utilizada para o debate e para o conflito de recursos, que se encontram de forma desigual no espaço. A energia, e seus insumos, não seria diferente. Porém, se antes este escopo de análise seria aplicado unicamente à produção, circulação e consumo do petróleo, a pressão pela transição energética que se constrói nas últimas décadas altera a dinâmica de uma ‘geopolítica da energia’ para além deste único recurso, abarcando de forma mais ampla outras atividades extrativas de hidrocarbonetos, mas principalmente apontando-se para as energias renováveis”, apontam os organizadores do evento.

Segundo eles, “esta realidade multidimensionada da energia aponta novas possibilidades de conflitos e disputas no espaço, associando-se a projetos energéticos diferentes, ou sua diversificação na base de consumo dos países”.

Confira abaixo os links de transmissão. A programação completa está disponível neste link.

Serão fornecidos certificados para os inscritos que assinarem a lista de presença durante a transmissão do encontro.