Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Baterias, maquiagens, tintas, brinquedos e alimentos enlatados são as principais fontes de intoxicação

Imagem de Tina Floersch no Unsplash

Um relatório publicado pela Unicef revelou que cerca de 800 milhões de crianças apresentaram valores elevados de chumbo no sangue. O dado é preocupante, pois o chumbo é um elemento tóxico que pode causar danos cerebrais permanentes. Níveis baixos de intoxicação já podem ser fatais, ou causar dores de estômago, danos cerebrais e coma.

Carros são problemáticos

Quando os carros são mencionados como um problema normalmente a questão envolve poluição atmosférica, acidentes, estresse e congestionamento. Mas um problema menos conhecido é a poluição gerada pelas baterias automotivas. Esses componentes possuem quantidades relevantes de chumbo, e metade das baterias não é reciclada de forma responsável, o que aumenta os danos ao meio ambiente e às pessoas.

Com o maior número de veículos motorizados nas ruas, o cenário se torna desafiador, principalmente nos países em desenvolvimento. O número de veículos motorizados triplicou em países de renda baixa e média nos últimos 20 anos, o que por sua vez leva a um aumento acentuado das baterias contendo chumbo.

Danos cerebrais

As crianças são particularmente vulneráveis aos danos cerebrais da intoxicação por chumbo. Esses danos podem surgir lentamente, já que o chumbo se bioacumula no organismo ao longo do tempo. O sintoma mais comum é letargia devido à anemia que surge depois que os altos níveis de chumbo entram no sangue, medula óssea, sistema nervoso e rins. A intoxicação também pode causar diminuição do QI e problemas comportamentais que podem durar por toda a vida.

Canos de água, tintas, poluição industrial, brinquedos, maquiagens, alimentos enlatados, temperos e baterias de carro são as principais fontes de intoxicação por chumbo. Indiretamente, os países podem sofrer enormes perdas de renda à medida que as crianças crescem com essas fontes de exposição ao chumbo. Como adultos, muitas vezes não são capazes de contribuir de forma ideal para a economia social.

Desde o útero

A intoxicação por chumbo em crianças pode ocorrer desde o útero e causar transtornos como autismo, Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e prejuízo às funções cognitivas. As toxinas ambientais encontradas durante a gravidez podem afetar não só o desenvolvimento do bebê, mas também a saúde da própria mãe. Mas há uma questão de classe relevante: as crianças de países de renda baixa e média apresentam níveis de intoxicação muito mais altos do que em crianças de países desenvolvidos, como a Noruega.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais