Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Você já parou pra pensar na quantidade de resíduos eletrônicos que é gerada todos os anos? Como quebrar esse paradigma?

A obsolescência programada e a evolução tecnológica são alguns dos motivos que impulsionam o consumo, que nem sempre ocorre de forma consciente (ou talvez quase nunca). A economia circular propõe a reutilização dos produtos ao máximo de suas capacidades, para posterior remanufatura e então reciclagem. O consumo de aparelhos remanufaturados garante uma vida extra aos componentes, o que significa menos matéria-prima sendo extraída desnecessariamente, e ainda por cima muita economia para o seu bolso.

Geração de resíduos x economia circular

O avanço tecnológico é constante. Afinal, diversas atividades são facilitadas com a utilização de computadores. Mesmo com o surgimento de smartphones e tablets, os computadores pessoais, principalmente notebooks ainda têm grande importância, só que a rotatividade de aparelhos toma grandes dimensões. Todo consumo tem seu impacto ambiental, e não dá para negar que ele é considerável no caso de eletrônicos, especialmente de computadores.

O sistema produtivo que gere nossa sociedade funciona de forma linear, o que não é sustentável para o planeta devido ao grande acúmulo de resíduos, exploração excessiva de recursos, entre tantas outras questões. A matéria-prima é explorada para a produção de bens que são descartados rapidamente. Segundo estudo, aproximadamente 1,8 toneladas de insumos materiais e energéticos são utilizados na construção de um único computador. Em média, 240 quilos de combustíveis fósseis, 22 quilos de produtos químicos e 1.500 quilos de água são gastos. A fase de fabricação de chips consome muita água; cada etapa de produção exige lavagens seguidas de água limpa que se torna impura para ser reutilizada.

Esse descarte é o encerramento da vida útil de produtos que poderiam receber novos usos, e dá origem à um acumulo exponencial de resíduos e ao esgotamento de matérias-primas (saiba mais sobre resíduos sólidos urbanos) . Essas são duas importantes questões, seja para a saúde do planeta, ou para a própria sobrevivência do ser humano.

De acordo com relatório da Ellen MacArthur Foundation – organização que estuda e estimula a adoção da economia circular -, 65 bilhões de toneladas de matéria-prima foram inseridas no sistema produtivo mundial em 2010. O instituto projeta que, até 2020, essa quantidade terá subido para 82 bilhões de toneladas por ano.

Dá pra repensar esse paradigma e minimizar os impactos do consumo? Dá! A economia circular é uma proposta para lidar com o consumo e os resíduos para minimizar o impacto humano no meio ambiente (saiba mais sobre economia circular).

O que podemos fazer de diferente? E se, em vez do modelo em que se descartam os materiais não biodegradáveis, como computadores, monitores, impressoras, teclados, existisse outro em que esses materiais retornassem ao ciclo? Se eles fossem levados de volta a suas respectivas fábricas, desmontados, otimizados e trazidos de volta para nós? A economia lucra com a ausência de desperdício, e o planeta se degrada menos. Em vez de uma reta final para os produtos, um novo ciclo: transformando resíduos em insumos, em nova matéria-prima. São novos “R”s que entram: de economia restaurativa e regenerativa.

Você pode incentivar os princípios da economia circular ao comprar um aparelho remanufaturado.

Produtos remanufaturados ou refurbished

Imagem de freestocks no Unsplash

Será que vale a pena? Vale a pena comprar algo velho? Deve ser melhor comprar um produto novo e evitar maiores gastos. Essas são algumas das questões que passam na cabeça de uma pessoa ao se defrontar pela primeira vez com esse conceito. Mas não é bem assim, vamos tentar entender os motivos.

O que é remanufatura?

Imagem de Valentine Tanasovich no Pexels.

Provavelmente você já ouviu falar de remanufatura por conta da reutilização de cartuchos de tinta para impressora. Contudo, com eletrônicos a remanufatura é diferenciada, e não se trata apenas de uma simples limpeza ou troca de pequenos mecanismos.

O processo consiste nas etapas de desmontagem de um produto usado (que pode ter apresentado um pequeno defeito em alguma peça e foi devolvido), em que os componentes passam por limpeza, reparação ou substituição de peças danificadas, updating, e remontagem do produto. Todos os produtos passam por testes de qualidade (iguais aos empregados em um produto novo antes que ele entre em circulação), para garantir que estejam em perfeitas condições de funcionamento. Desse jeito, um produto que estaria no fim de sua vida útil é transformado em um produto com características de um novo e pode oferecer seus benefícios para novas pessoas por um valor muito mais amigável.

Benefícios

Do ponto de vista ambiental, esse processo reduz significativamente o consumo de recursos naturais e energia que seriam empregados na produção de computadores novos, bem como reduz a quantidade de resíduos a serem dispostos em aterros. Faça a conta: menor consumo de matéria prima, água, energia elétrica, entre outros materiais. Além de menos resíduos no processo de produção e descarte.

O fator econômico também é muito importante para a aquisição de produtos remanufaturados. Comprar um produto eletrônico é muito caro. O investimento é grande demais (não apenas em cifrões) para que ele chegue ao fim de sua vida útil tão rápido. Se você deseja poupar e ainda ser ambientalmente amigável, essa pode ser uma ótima opção.

A remanufatura tem também seus benefícios sociais. Ela torna produtos eletrônicos de alta qualidade mais acessíveis para que diferentes classes econômicas possam usufruir de seus benefícios. Acesso facilitado significa inclusão, que é extremamente importante.

No Brasil, esse processo ainda não é tão popular, mas nos EUA e em outros países é bem comum encontrar uma diversidade de produtos refurbished em grandes lojas.

Para garantir que você está adquirindo um produto de qualidade, alguns aspectos merecem atenção especial. É essencial adquirir os produtos de uma empresa idônea, que garanta ao consumidor a exigência de testes e controle de qualidade, além de um certificado de garantia. Mesmo ao comprar um produto novo, ele corre risco de apresentar defeitos, certo? Não é diferente com produtos remanufaturados, por isso esteja atento. Outra dica que pode encarecer um pouco o produto é adquirir planos de garantia estendida. Eles irão te garantir mais tranquilidade e segurança, que pode lhe poupar dores de cabeça.

Ainda está na dúvida? Para escolher qual das opções vale mais a pena é preciso antes entender qual a finalidade do PC a ser adquirido. Grande parte dos consumidores utiliza sua máquina para navegar na internet, assistir a vídeos, jogar alguns jogos leves e outras aplicações corriqueiras. Um computador não precisa ser muito potente para suprir essas necessidades.

Se estivermos falando até de um desktop para ensinar informática para uma pessoa idosa, o primeiro PC de uma criança ou de alguém que não fica muito em casa, um computador básico irá oferecer mais do que o necessário.

Existem eletrônicos remanufaturados para atender todos os públicos, desde a computadores mais limitados até opções mais potentes. Basta comparar, pensar em suas necessidades e adquirir com consciência.

Produtos Remakker

remakker

A Recicladora Urbana é uma empresa especializada em Logística e Manufatura Reversa nos descartes de equipamentos eletrônicos de informática e telecomunicações. Ela é certificada pelo SistemaB (saiba mais em “Empresa B: um sistema de negócio sustentável“), membro da Fundação Ellen MacArthur que contribui com a economia circular, e segue práticas ambientais em parceria com o Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – LASSU. A Remakker é uma iniciativa da Recicladora Urbana que oferece computadores com custo acessível, que atendem à legislação ambiental, a ações socioambientais, à economia circular e ao consumo Consciente.

Os computadores remanufaturados da Remakker possuem preço acessível, perfeitas condições técnicas e operacionais e garantia de seis meses (com opção de garantia estendida de mais seis).

Ao consumir um produto refurbished é possível economizar um bom dinheiro, incentivar os princípios de sustentabilidade da economia circular e usufruir de um produto com qualidade e garantia.

Na Loja eCycle você pode encontrar diversas opções de computadores remanufaturados por um preço justo, para consumir sem peso na consciência.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais