Plantas que podem ser tóxicas para crianças e animais

eCycle

Cuidados são muito importantes, já que essas variedades representam riscos

Ter um filho é se preocupar 24 horas por dia com o bem-estar do pequeno. As crianças estão sempre atrás de novidades, procurando novos estímulos para aprender mais sobre esse mundo novo em que foram inseridos. Quem tem animais sabe que cães e gatos novinhos também são bem agitados e, assim como as crianças, podem ir mexer no que não devem. 

Algumas lindas plantas que purificam o ar e embelezam a sua casa podem fazer mal para crianças e animais, que têm organismos mais frágeis. Dê uma olhada em algumas plantas tóxicas para crianças e animais para se precaver:

Tinhorão, comigo-ninguém-pode e copo-de-leite

Ingestão ou contato com alguma dessas plantas pode causar inchaço de lábios, boca e língua, sensação de queimação, vômitos, salivação abundante, dificuldade em engolir e asfixia. Se entrar em contato com os olhos, pode provocar irritação e lesão na córnea.

Brugmansia ou saia-branca

copos de leite pendendo de sua arvore

Se qualquer parte da planta for ingerida, os sintomas podem incluir boca e pele secas, taquicardia, dilatação de pupilas, rubor da face, agitação, alucinação, hipertermia (aumento de temperatura) e, nos casos mais graves, pode levar à morte.

Bico-de-papagaio

Caso a seiva leitosa entre em contato com a pele, pode causa inchaço, queimação e coceira. Se entrar em contato com os olhos, pode provocar irritação, lacrimejamento, inchaço e dificuldade de visão. A ingestão pode causar náusea, vômitos e diarreia.

Mamona

Apenas suas sementes são tóxicas e quando ingeridas podem causar náuseas, vômitos, cólicas abdominais e, nos casos mais graves, convulsões, coma e até morte. Sem contar que os espinhos são pontiagudos e, portanto, podem machucar a criança ou o animal.

Margarida

close de uma margarida com uma abelha em seu bulbo

Não é extremamente perigosa, mas por ser uma flor muito popular e de aparência inofensiva, pode atrair crianças até ela. A margarida possui as folhas e caules como suas partes mais tóxicas, que podem proporcionar sintomas como irritação cutânea e comichão.

Hortência

hortencias azuis

Apesar de ser considerada uma bela flor, a hortênsia possui uma principio ativo chamado hidrangina, que a torna venenosa. Sua ingestão pode causar náuseas, irritação na pele, dor abdominal, letargia e vômitos. Não é preciso jogar a flor fora, apenas certifique-se de mantê-la fora do alcance de crianças, que podem se atrair pela cor forte e por sua exuberância.

Antúrio

varios antúrios vermelhos

A toxina pode ser encontrada nas folhas, no caule e no látex. Quando ingerido, pode causar lesões na boca, vômito, dificuldade de engolir e asfixia.



Fonte: GreenMe


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail