Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pesquisadores japoneses encontram proteína que pode ser responsável por controlar a capacidade da bexiga e evitar incômodo noturno. Veja dicas para evitar problema

Ter que levantar durante a noite para ir no banheiro é bem chato, não há dúvidas. Se você acha que a causa do incômodo é somente aquela água que tomou antes de ir deitar, está enganado. Ter que ir no banheiro durante a noite pode ter muito mais a ver com o seu DNA.

Um time de pesquisadores japoneses observou os padrões de urina de ratos. O que eles encontraram foi que as células da musculatura da bexiga são geralmente reguladas por ritmos circadianos, que compõem nosso ciclo interno de dormir e acordar, e que pode ser influenciado por nossos genes. Uma pessoa com um ritmo circadiano “normal” faz menos xixi à noite. Assim, seu corpo tem tempo de descansar e se recuperar sem ser perturbado. Mas ratos com um ritmo circadiano fora do normal urinam tanto durante o dia quanto à noite, de acordo com a pesquisa publicada na Nature Communications.

Os pesquisadores também descobriram que uma proteína específica, Cx43, que é encontrada nas células da musculatura da bexiga e amplamente controlada por nossos genes, pode determinar quanto de urina nossa bexiga pode segurar e com que frequência temos que urinar. Os ratos com níveis mais baixos da proteína tiveram que urinar mais frequentemente durante a noite, levando muitos a acreditarem que nossos genes poderiam ser responsáveis pelo incômodo noturno.

A ida ao banheiro à noite ocasionalmente ou até mesmo uma vez por noite não é considerada um problema, de acordo com a uroginecologista Beri Ridgeway. “Começa a preocupar quando acontece duas ou mais vezes durante a noite. Esse problema é chamado de noctúria. É acordar com a necessidade de urinar, que é tão forte que você não consegue voltar a dormir até que vá ao banheiro esvaziar sua bexiga”, disse a médica ao site Mother Nature Network.

A pesquisa se mostra válida, uma vez que a proteína Cx43 pode ser usada no futuro como opção de tratamento, fazendo com que a bexiga consiga segurar mais urina. Enquanto ainda não temos essa opção, aí vão algumas dicas para que você tenha uma noite mais tranquila de sono:

1. Beba menos líquido antes de ir para a cama

Evite ingerir líquidos, especialmente diuréticos como álcool e cafeína, pelo menos 4 horas antes de dormir.

2. Alivie o inchaço nas pernas

Elevar as pernas inchadas, de forma que elas fiquem no mesmo nível do coração por algumas horas antes de ir para a cama pode reduzir a urgência para urinar durante a noite. “Quando nós deitamos, o nosso corpo absorve os fluidos de tecidos inchados, que vão para os rins para produção de urina”, diz Ridgeway. Dessa forma, ao elevar as pernas antes de dormir, você estará eliminando esse fluido extra, diminuindo as chances de ter que ir ao banheiro mais tarde.

3. Ajuste o seu relógio biológico

Se o seu relógio interno está um pouco desajustado, tente regulá-lo para que você vá ao banheiro durante o dia e descanse durante a noite. Expor-se ao sol e se alimentar de acordo com o horário normal ajuda muito nessa tarefa.

4. Fique longe do saleiro

Ingerir bastante sal ou alimentos com muito sódio (como comidas congeladas, por exemplo), bem como proteína e potássio pode fazer com que o seu corpo armazene fluidos extras e aumente a produção de urina durante a noite. Portanto, evite comidas carregadas no sal à noite.

5. Movimente-se! Faça exercícios físicos

Exercícios ajudam a regular o ritmo circadiano, que tem tudo a ver com uma boa noite de sono.

6. Visite o seu médico

Se você acha que a sua bexiga trabalha além da conta, converse com seu médico. Há medicamentos que podem ajudar a reduzir a urgência de ir ao banheiro.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais