Cinco sinais necessários para você saber quando descartar o seu micro-ondas

eCycle

Tome cuidado com o descarte do micro-ondas. Se for descartado incorretamente, ele pode trazer diversos prejuízos

Assim como acontece com qualquer eletrônico, existe um momento em que o aparelho de micro-ondas alcança a idade máxima de sua vida útil. O que isso significa? Ele começa a dar muito problema, perdendo suas principais propriedades. Em vez de ser uma ferramenta que facilita a vida na cozinha, ele acaba atrapalhando (saiba mais sobre o aparelho clicando aqui).

Outro ponto a ser destacado é a sua dificuldade em ser reciclado. Isso se deve por causa da placa "marrom" de circuitos eletrônicos, que é uma peça de destinação complicada e só pode ser descartada corretamente fora do Brasil (veja mais aqui). Por esses motivos, acompanhe abaixo algumas dicas para perceber quando descartar um micro-ondas (descartando-o o melhor possível) ou se ele ainda aguenta mais um pouco:


  • O alimento demora uma eternidade para esquentar - isso quer dizer que o magnetron (peça responsável pela formação de ondas magnéticas) do micro-ondas está, muito provavelmente, começando a se desgastar. Para testar isso, coloque um xícara de água por dois minutos no micro-ondas. Se a água não evaporar, está na hora de substituí-lo (ao colocar água para esquentar no micro-ondas sempre tenha cuidado, ela pode atingir altas temperaturas mesmo sem ferver e borbulhar ao seu contato);
  • O teclado numérico emperra - tente limpar o teclado e lembre-se de desligar o micro-ondas antes de efetuar a limpeza. Se o teclado não funcionar mesmo assim, verifique com um técnico se a troca é viável;
  • Soa como um cortador de grama - se o seu aparelho está emitindo sons altos e e ruídos barulhentos enquanto cozinha, parecendo um cortador de grama, há provavelmente alguns problemas graves que justifiquem a sua substituição. Sons muito altos costumam indicar que o problema é no diodo de potência ou no condensador de alta tensão - infelizmente, ambos são caros para serem substituídos. Antes de pensar em trocar essa peça, certifique-se de que o ruído não é proveniente de algum pedaço de comida ou detrito preso no prato.
  • Existem juntas desgastadas na porta - isso pode acontecer por conta do vazamento de radiação que o micro-ondas emite. Se você descobrir que existem juntas desgastadas em torno do aparelho, converse com um técnico sobre a possibilidade de troca dessas partes. Caso não seja possível, descarte o mais corretamente possível e compre outro;
  • Tem mais de dez anos de idade - se o seu micro-ondas está com você a mais de dez anos e está começando a dar problemas, a compra de um novo é, provavelmente, o melhor caminho. Lembrando que os aparelhos têm vida útil  entre 10 e 12 anos.


Agora que você já sabe quando o seu micro-ondas precisa ser descartado, encontre nos postos de reciclagem o melhor destino para o seu aparelho.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail