Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Alerta foi feito por relatório divulgado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente; calcula-se que um terço de toda a comida é jogada no lixo entre a produção e o consumo

Imagem: U.S. Department of Agriculture

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, alertou que o desperdício e a perda de alimentos no mundo geram um custo de US$ 940 bilhões, o equivalente a mais de R$ 3,3 trilhões, por ano.

O relatório “Padrão Global para Medir Desperdício e Perda de Alimentos”, lançado no dia 6 de junho em Copenhague, na Dinamarca, afirma que um terço de toda a comida é perdida ou desperdiçada no caminho entre onde foi produzida até onde é consumida.

800 Milhões

O Pnuma disse que isso ocorre ao mesmo tempo em que mais de 800 milhões de pessoas no mundo estão subnutridas, quase quatro vezes a população do Brasil.

Segundo o documento, a perda e o desperdício de alimentos são responsáveis por 8% das emissões de gases que causam o efeito estufa. Se esses dados representassem um país, estaria entre os três maiores poluidores, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, afirmou que o relatório pede aos países e companhias que usem os padrões estabelecidos pelo documento para medir e reportar sobre perdas e desperdício.

ODS 12

Steiner disse que isso deve ser feito em paralelo às ações para alcançar a terceira meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 12, que determina cortar pela metade o desperdício de alimentos até 2030.

Além da agência da ONU, várias organizações participaram na criação do relatório de Padrão Global, entre eles o Instituto de Recursos Mundiais.

O documento determina que companhias e países comecem a medir de forma consistente e confiável as perdas e desperdício de comida.

Fonte: Rádio ONU

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais