Curso de hortas orgânicas #10: saiba quando e como colher e o que fazer para sempre ter vegetais frescos

eCycle

Aprenda quando e como colher suas hortaliças, o que fazer para não ficar com o canteiro vazio e sempre ter vegetais frescos

Colher vegetais frescos

Finalmente a melhor parte do curso de hortas orgânicas chegou: a colheita! Hora de saborear os alimentos que você mesmo plantou em casa, mas, antes disso, vamos ver quais são as regras que devemos seguir antes de consumirmos os alimentos:

Regras de ouro

  • Antes de colher, lave bem as mãos;
  • Colha somente o que vai ser consumido, assim sempre haverá hortaliças frescas para colher;
  • Lave bem as verduras antes de consumi-las;
  • Utilize esta receita para eliminar bactérias das suas verduras.

Mas quando colher? Qual o melhor momento para isso?

Os melhores momentos do dia para se fazer colheita são de manhã bem cedo ou ao entardecer. Se o dia estiver nublado, melhor ainda. Se essas condições não forem possíveis, colha e deixe a hortaliça na água para evitar que ela murche até ser consumida.

Em relação à época de colheita, deve-se respeitar o ciclo de cada hortaliça (saiba mais sobre quais são os ciclos das horta orgânicaliças, por isso é importante colocar placas identificando a planta e o dia em que foi semeada nos canteiros.

Se você gosta e consome sempre uma verdurinha, dá para ter uma noção visual de quando os vegetais estão prontos para serem colhidos. Por exemplo, uma acelga deve estar com as folhas e o talo grandes.

Se o que vai ser colhido são folhas, é preciso esperar que elas estejam bem desenvolvidas. Em termos de flores, o ideal é que se colha antes delas se abrirem completamente.

Os frutos devem ser colhidos quando estiverem maduros, e as raízes, como não podemos ver se já estão desenvolvidas, recomenda-se esperar o final do ciclo da planta para efetuar a colheita. Pode acontecer de você colher a raiz e ela ainda estar pequena, mas não desanime, tudo é um aprendizado. Espere mais alguns dias da próxima vez e vá fazendo suas próprias anotações sobre a horta orgânica.

Para colher hortaliças inteiras (com raiz), como é o caso da alface e da cenoura, utilize uma pazinha, se estiver difícil de colher com as mãos. No caso de folhas e frutos, como manjericão e tomates, o ideal é utilizar uma faca ou uma tesoura de poda para colhê-los com folhas com uma parte do talo.

Lembre-se de não efetuar a colheita de plantas doentes (veja como livrar sua planta de doenças e pragas).

Curiosidades

  • Folhas que são amargas, como a rúcula, quanto mais crescem mais amargas ficam; se você prefere um sabor mais suave, colha as folhas quando forem mais novas.
  • Cebolinha é um caso a parte: é preferível colhê-la com as mãos, pois cortá-la com tesoura ou faca faz com que ela brote mais fraca no futuro.
  • Algumas frutas podem ser colhidas ainda verdes, pois irão maturar depois, como ocorre com tomate, banana e mamão.

O que fazer para sempre ter hortaliças, legumes e frutas frescos?

O segredo para nunca ficar com o canteiro vazio é fazer a colheita escalonada. Como já dissemos anteriormente, é importante fazer o plantio a cada 15 dias e não tudo de uma única vez para que os alimentos fiquem maduros e desenvolvidos em épocas diferentes.

Além disso, colher somente o que for consumir no dia para sempre ter alimentos frescos disponíveis é o ideal.

E o que fazer com os talos, raízes e folhas que não são consumíveis?

Você deve guardar todas as partes das hortaliças e vegetais que não foram consumidos para utilizar na composteira. Assim, quando for semear novamente, o canteiro já terá adubo orgânico para ser misturado à terra.

Também é possível utilizar talos e folhas velhos da planta de tomate para fazer decocção na proporção de um quilo de talos e folhas para dez litros de água (já falamos sobre decocção). Essa será a solução mãe, então dilua um litro da solução mãe em 10 litros de água e borrife sobre a sua horta uma vez ao mês.

Após a colheita de tomates, você pode deixar os talos e folhas secando pendurados por um barbante, assim sempre terá material para fazer fertilizantes.

Veja o vídeo em que esta matéria se baseou. O vídeo produzido pelo BorelliStudio está em espanhol, mas possui legendas em português.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail