Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ideia é utilizar design inovador e tecnologia de ponta com fins sustentáveis

A empresa francesa desenvolvedora de projetos de arquitetura “Design Crew for Architecture” teve a ideia de construir um imenso prédio, estilo arranha-céu, à beira-mar. O projeto não é nenhum empreendimento imobiliário em uma grande cidade litorânea. Ele deverá ser erguido em uma região praticamente inabitada e será uma fábrica de água potável.

A ideia partiu das estatísticas a respeito da água no mundo. De toda a água disponível no planeta, 97% é salgada e 2% está em forma de gelo. Apenas 1% pode ser consumida e, de acordo com estimativas do Conselho Mundial da Água, haverá crises que afetarão metade da população mundial até 2030. Sem contar que 70% da água utilizada no mundo é gasta com agricultura.

A proposta da nova construção é totalmente nova. A torre é feita com alguns taques circulares sobrepostos e preenchidos com água salobra (tem mais sais dissolvidos que a água doce e menos que a água do mar – comum em estuários e oriunda da mistura de água doce com água salgada). Os taques são abrigados em estufas esféricas. A água salobra é empurrada para os locais mais altos do edifício por bombas que utilizam a força das ondas. A rede de encanamentos é incorporada à estrutura principal da torre. Os taques são fixados juntamente com plantas de manguezais, pois elas têm a particularidade de crescer em água salobra e evaporar água limpa. Deste modo, a água evaporada é condensada à noite, quando a temperatura diminui, e se transforma em orvalho, assentando-se nas paredes esféricas, de onde ela cai para um tanque de água purificada.

A superfície total do prédio é de um hectare, o que é responsável por produzir 30 mil litros de água doce por dia. Por exemplo, a torre será capaz de irrigar um campo de tomates de um hectare.

O projeto tem a intenção de ser erguido em Almeria, uma cidade espanhola em que são cultivados muitos vegetais e frutas. No entanto, é possível que ele tenha reproduções em outras cidades de clima parecido.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais