Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Imagem tradicionalmente feita por populações ribeirinhas de estados brasileiros remete à vigília

Imagem: Renne Ramos

Para o projeto da fachada do Edifício Santa Filomena, o quarto a ficar pronto no “Corredor Verde” no entorno do elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, em São Paulo, o artista Pedro Wirz explora o universo das carrancas como objeto de proteção e vigilância.

A lenda ribeirinha desse objeto místico é reinterpretada e apresenta-se aos visitantes do Minhocão em forma de uma face gigante de carranca, sendo um apelo ao seu cuidado e respeito. 

Imagem: Movimento 90°

No Brasil, as primeiras referências às carrancas datam de 1888, em livros de Antônio Alves Câmara e Durval Vieira de Aguiar. As carrancas eram construídas com um objetivo comercial, pois a população ribeirinha dependia do transporte de mercadorias pelo rio, e os barqueiros utilizavam as carrancas para chamar a atenção para sua embarcação. Em certo momento, a população ribeirinha passou a atribuir características místicas de afugentar maus espíritos às carrancas. Esta atribuição colocava em segundo plano o aspecto artístico da produção dos objetos, ou seja, como forma de manifestação cultural popular de uma região brasileira. Elas tinham um significado importante para as embarcações: espantavam maus espíritos, ajudavam às embarcações a não afundarem, afastavam as tempestades e atraiam muitos peixes.

A interpretação desta lenda que, cultivada e repassada coletivamente de forma oral, cristaliza-se como modo de difundir conceitos de proteção e esmero, vigília e prosperidade e apresenta-se, agora, aos visitantes do Minhocão.

Pernambuco, Bahia e Minas Gerais têm populações que cultivam a tradição de fabricação de carrancas.

Imagem: Renne Ramos

Fonte: Movimento 90°

Veja também:
Segundo jardim vertical do centro de São Paulo está quase pronto. Você pode ajudar a terminá-lo
Primeiro jardim vertical do Minhocão, em SP, fica pronto em setembro


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais