Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Designer criou itens para facilitar a vida de quem tem a doença de Alzheimer

Quem tem contato com pessoas que desenvolveram a doença de Alzheimer sabe o quão difícil algumas tarefas simples, como fazer uma refeição, podem ser.

A designer taiwanesa Sha Yao passou por essa experiência por ter um laço afetivo muito forte com sua avó, que foi diagnosticada com a doença. A partir de então, Yao começou a frequentar instituições de pessoas com Alzheimer. Foi aí que surgiu a ideia para a criação do Eatwell.

A invenção é um conjunto com 20 itens, com pratos, talheres, copos e bandeja, feitos especialmente para pessoas com males degenerativos.

Todos os utensílios contam com importantes detalhes: os copos têm base inclinada e alças mais firmes para evitar quedas; os talheres são curvos para se encaixarem melhor nas mãos dos usuários e os pratos possuem “paredes” mais altas para evitar que a comida caia na hora da alimentação.

As cores de todos os itens são bem fortes: azul, vermelho e amarelo. Segundo Sha Yao, as escolhas foram baseadas em estudos, que atestaram melhores resultados em refeições quando pacientes com Alzheimer observavam grandes contrastes entre os alimentos e os utensílios.

Eatwell: prato e copo
Eatwell: prato

Os itens são feitos a partir de materiais especiais com alta aderência, dificultando ainda mais as quedas de colheres, pratos, copos e alimentos na hora da refeição.

Desse modo, indivíduos com Alzheimer podem se alimentar melhor, já que as dificuldades leva muitos diagnosticados a comer menos. Sem contar a melhora na autoestima do indivíduos e a diminuição dos problemas para quem lida com os pacientes.

Eatwell

O projeto foi financiado coletivamente e venceu o primeiro lugar no Stanford Design Challenge de 2014. Para saber mais, confira o vídeo (em inglês) e conheça mais sobre a Eatwell.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais