Megaempreendimento imobiliário terá parque aberto à população e certificações ambientais

eCycle

A construção já esta em fase inicial na cidade de São Paulo e integrará residências, comércio e serviços.

O Complexo Parque da Cidade é o mais novo megaempreendimento imobiliário a ser levantado na cidade de São Paulo. A fim de modificar os parâmetros de qualidade das construções multiuso, o complexo visa reunir comércio, emprego, lazer e outros serviços em um único lugar, sem contar o grande apelo sustentável.

A construção será realizada na zona sul da capital paulista e terá 595 mil metros quadrados, cinco torres corporativas, um prédio comercial e dois residenciais, shopping e hotel, além de um parque de 62 mil metros quadrados, que será aberto ao público com infraestrutura de lazer e serviços, como restaurantes e bares, ciclovias e pistas de cooper.

O projeto já está na fase de escavações e irá ocupar um terreno de 80 mil metros quadrados, entre a Marginal Pinheiros e o prolongamento da avenida Chucri Zaidan, no bairro do Brooklin. A previsão é que a construção demore de oito a dez anos para ser concluída. Ela deve gerar um total de vendas de R$ 4 bilhões, segundo a responsável pelo empreendimento, a Odebrecht Realizações Imobiliárias.

O Parque da Cidade é um dos 18 projetos do mundo que integram o programa “Climate Positive Development Program”, criado pelo C40 (Climate Leadership Group) junto com a Fundação Clinton, que visa superar novos desafios da urbanização desenfreada e das mudanças climáticas. Os melhores projetos incluem propostas que tenham saldo climático positivo, sem aumentar as emissões de carbono, através de desenvolvimento econômico viável e sustentável.

Além de fazer parte do projeto estrangeiro, o Parque da Cidade também segue as exigências do LEED ND, (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de certificação e orientação desenvolvido pelo US Green Building Council, uma organização sem fins lucrativos dedicada a projetos de construção sustentável. Ela também provê um selo de referência em gestão ambiental e urbana, o mais reconhecido dentro e fora do Brasil.

Monitoramento

O complexo será monitorado por um sistema interativo chamado de tecnologia ITC (Information and Technology Communication) que irá informar em tempo real o consumo de água, energia, condições climáticas e informações sobre o trânsito. As construções sustentáveis levam em conta eficiência energética, consumo e conservação de água e gerenciamento de resíduos. Segundo a Si2 Soluções Inteligentes Integradas, que faz a consultoria de ICT para o projeto, o empreendimento possui toda tecnologia voltada para sustentabilidade. O objetivo é fazer do projeto um smart facility que seja um embrião para uma cidade do futuro.

Desde o inicio, a empresa de consultoria buscou uma atualização tecnológica muito forte, composto por fortes infraestruturas e redes, sistemas e serviços de canais de mídia, todos interligados. Sistemas de estacionamento, de gestão de resíduos, controle de acessos, redes fixas e sem fio privadas, distribuição de telefonia fixa e móvel até quiosques de informação, totens e portais, alem de outros recursos. A intenção é permitir o acesso aos dados por diferentes tipos de usuários, sejam eles residentes, proprietários, visitantes, filiados ou os facilities maneger, responsáveis pela administração do parque.

O maior desafio do ICT será desenvolver um modelo econômico financeiro que garanta a operação correta do sistema sem aumentar os custos da incorporação nem as taxas de condomínio a serem pagas pelos moradores. Até agora, o principal empecilho tem sido a  integração com websites públicos que disponibilizem informações sobre as condições do trânsito, transporte público, entre outros.

A primeira fase do Complexo Parque da Cidade tem previsão de entrega para meados de 2015. Acompanhe mais alguns detalhes no vídeo abaixo:


Para mais informações, acesse o site do empreendimento.

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail