Conheça a maior 'rooftop farm' do mundo

eCycle

Localizada em Nova York, Brooklyn Grange ocupa uma área de mais de 10 mil metros quadrados no teto de dois edifícios

Brooklyn Grande - fazenda urbana

Sempre vista como o grande exemplo de urbanização, velocidade e mecanização, a cidade de Nova York abriga também a maior 'rooftop farm' do mundo - uma fazenda urbana construída no topo de um edifício, de modo que o espaço antes sem uso ganha vegetação e produtividade.

A Brooklyn Grange ocupa mais de 10 mil metros quadrados na cobertura de dois edifícios, nos bairros do Brooklyn e do Queens. Por ano, são produzidos mais de 22 mil quilos de alimentos, todos cultivados segundo técnicas orgânicas. Os produtos são vendidos para chefes de cozinha, restaurantes, pequenos negócios familiares e mercearias, além de abastecem dois mercados locais por semana.

A produção conta também com o apoio da comunidade local, que ajuda no cultivo dos vegetais, ervas e folhas. A fazenda urbana conta ainda com um apiário formado por 30 colmeias espalhadas pela cidade de Nova York - todas elas funcionam de modo natural, sem interferências no modo de vida das abelhas ou em sua produção de mel.

A iniciativa de produzir alimentos orgânicos é muito bem-vinda em uma cidade como Nova York, repleta de coberturas, os famosos rooftops, e com relações cada vez mais distantes entre os habitantes e a natureza. Já pensou se os céus da cidade fossem cobertos de verde? A ideia também teria um ótimo impacto nas cidades brasileiras!

Veja como foi o processo de construção da Brooklyn Grange.

Saiba mais sobre a Brooklyn Grange (vídeo em inglês).

Gostou da ideia? Que tal começar sua própria horta urbana?


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail