Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Projeto foi de estudante de design, item possui várias vantagens se comparado ao modelo tradicional

Uma empresa britânica de equipamentos de limpeza lançou um modelo de aspirador de pó feito de papelão e outros materiais reciclados e recicláveis. A Vax premiou o projeto do estudante de design Jake Tyler, da Loughborough University, e está disposta a fabricá-la em larga escala.

De acordo com a empresa, o aspirador de pó de alta performance possui diversas vantagens sobre o modelo tradicional, como o baixo custo (um décimo do preço tradicional) e alta facilidade de reposição de peças avariadas. Para reduzir os resíduos, o corpo do equipamento é também a embalagem do produto – “depois que as peças de papelão são destacadas da caixa, basta encaixá-las ao redor do motor, sem nenhuma necessidade de cola” afirma a empresa.

Além disso, o material é revestido com retardantes de chamas e é totalmente personalizável – bastam algumas canetas para transformar o aspirador em uma “obra de arte”.As outras peças do eletrodoméstico são feitas de plástico reciclado através de um processo de manufatura que permite que o material seja fabricado localmente – sem a necessidade de moldes e linhas de montagens caras.

Projeto de conclusão de curso
O projeto foi desenvolvido por Tyler como projeto de conclusão do seu curso de design industrial. Além do apoio da Vax, a criação de Tyler venceu o prêmio de melhor trabalho de conclusão de cursos do Reino Unidos.

“Com a sustentabilidade se tornando uma preocupação crescente para os fabricantes, o ev Vax é um exemplo do que pode ser alcançado quando jovens designers são estimulados a pensar de forma criativa e a empurrar os limites do design de produtos”, afirmou o diretor de Desenvolvimento de Novos Produtos da Vax, Paul Bagwell.

Ele completou destacando a importância de grandes empresas apoiarem jovens como Tyler. “Eles sãos a chave para o sucesso do futuro do país”, afirmou.Segundo a empresa, o objetivo é colocar o produto no mercado, mas por enquanto somente com unidades reduzidas e sem preço estimado.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais