Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Uso de banquinho de cócoras ajuda a evitar risco de prisão de ventre, hemorroidas, complicações no cólon, infecções urinárias ou problemas na pélvis

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Mais uma vez estamos fazendo tudo errado. Uma das coisas mais naturais e que fazemos todos os dias (se tudo correr bem!) pode comprometer nossa saúde. Como? É isso mesmo, estudos indicam que o jeito mais comum de se fazer cocô no ocidente está incorreto, podendo causar diversos prejuízos físicos, como prisão de ventre, infecções urinárias, hemorroidas e outros. Com base nessas evidências, a empresa Squatty Potty foi pioneira na fabricação e venda do chamado banquinho de cócoras, um utensílio (como o da foto) que ajuda a manter as pernas elevadas na hora de evacuar.

A empresa dos EUA se baseou em estudos que mostram como o modo tradicional com que usamos o vaso sanitário atrapalha diretamente as funções derradeiras de nosso sistema digestivo, pois complicam o fluxo do reto, sufocando-o e impedindo que nossas fezes sigam seu curso natural.

Isso ocorre porque possuímos o chamado músculo puborretal. Sua função é ser uma válvula que auxilia na manutenção da nossa capacidade de controlar a eliminação das fezes. Ficar sentado (ou em pé) faz com que esse músculo trave o reto, mantendo um controle sobre nossas atividades fecais.

Ocorre que pelo menos uma vez por dia é necessário aliviar nosso intestino, eliminando aquilo que o corpo humano não utilizou. Com o músculo puborretal impedindo isso, estamos, de certo modo, agindo contra nossa natureza e causando vários problemas à nossa saúde, dentre eles: prisão de ventre, hemorroidas, complicações no cólon, infecções urinárias ou problemas na pélvis.

Solução

Pra quem ficou assustado e já estava pensando em ligar para o médico, pode ficar tranquilo. Alguns povos orientais já sabiam disso muito tempo antes de nós, mas uma das primeiras empresas a capitalizar com o problema foi a Squatty Potty. Ela criou um suporte para que possamos fazer nossas necessidades básicas agachados – o banquinho de cócoras, que já ganhou versões nacionais e também pode ser feito em casa, já que é um objeto simples e seria um “faça você mesmo” de fácil execução.

O suporte eleva as pernas, simulando a posição de cócoras. Essa postura ajusta o usuário à maneira correta de fazer cocô – a pergunta “como fazer cocô“, afinal, não é tão descabida como pode ter parecido quando você começou a ler esse texto. O banquinho de cócoras ajuda a pessoa a sentar no vaso sanitário com as pernas elevadas e assim relaxar o músculo puborretal, facilitando a passagem das fezes pelo reto.

Fibras, probióticos e exercícios auxiliam na regulação digestória, mas ter esse acessório no banheiro promete realmente transformar o hábito de “sentar no trono”.

Assista ao vídeo, com mais informações sobre o suporte.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais